Sábado em Campos com Dia D contra o sarampo e a pólio
Virna Alencar 15/09/2018 12:49 - Atualizado em 17/09/2018 13:51
Dia D de Vacinação
Dia D de Vacinação / Supcom
O segundo Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite acontece neste sábado (15) em diferentes pontos de Campos, inclusive com postos volantes. Mais de 21.400 crianças já foram imunizadas, o que representa pouco mais de 80% do público-alvo da campanha. A meta da secretaria municipal de Saúde (SMS) é imunizar cerca de 27 mil crianças com idades de um ano até 4 anos 11 meses e 29 dias.
A moradora do Centro, Ana Laura Teles, de 22 anos, levou a filha de um ano e três meses para a imunização na sede da secretaria de Saúde, na rua Voluntários da Pátria. “Entendo que aderir à campanha é uma atitude de grande importância para a manutenção da saúde e prevenção de doenças, especialmente das crianças, para que possam crescer saudáveis. A saúde dela é a minha felicidade”, disse a mãe.
De acordo com a assessora-chefe da Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina, no dia D, além das 42 salas de vacinação que ficaram disponíveis durante toda a campanha, outros seis postos volantes atenderam à população das 9h às 16h. Nos postos fixos, a campanha segue até o dia 22 de setembro.
- É importante lembrar aos pais que levem o cartão de vacinação dos filhos. Muitos deles, com receio, deixam de levar os seus filhos para os postos de vacinação. Mas é importante entender que, por mais que eles fiquem enjoadinhos, o benefício é muito maior. É uma ação preventiva a doenças de maior impacto em crianças - alertou.
Devido à previsão de chuva, o local de vacinação em Goitacazes sofreu alteração. A ação que seria realizada na praça São Benedito foi transferida para o colégio municipal Manoel Coelho. Roberta informou que, no local, foram promovidos diversos atrativos para a criançada, incluindo pula-pula, pintura facial, distribuição de pipoca e brincadeiras em geral.
Os postos volantes também funcionam nas unidades Jamil Abido, Joquei, Santa Rosa, Terra Prometida e no Shopping Boulevard, em frente ao posto da Polícia Federal. No shopping, a vacinação acontece das 13h às 20h.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo foi aberta no dia 7 de agosto e tem como objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a pólio para que não haja a reintrodução do vírus e vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola para manter o estado de eliminação dessas doenças na região.
A atualização do cartão vacinal pode ser feita a qualquer momento, de segunda a sexta-feira, nas salas de vacinação do município e também no Centro de Saúde, sempre das 8h às 17h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS