Plantio de árvores na Coroa pelo Dia Mundial da Limpeza
Virna Alencar 15/09/2018 11:28 - Atualizado em 17/09/2018 13:50
Dia Mundial da Limpeza na Coroa
Dia Mundial da Limpeza na Coroa / Virna Alencar
Campos aderiu ao Dia Mundial de Limpeza, celebrado neste sábado (15), com ações de conscientização e preservação na comunidade Coroa Grande, no Caju, às margens do rio Paraíba do Sul. Participaram estudantes das redes municipal e estadual, além de voluntários. As atividades, de plantio de árvores e recolhimento de lixo, começaram por volta das 8h e foram organizadas pela Câmara Júnior Internacional (JCI) de Campos, apoiada pela prefeitura de Campos, através da secretaria de Desenvolvimento Ambiental. Ao todo, 345 cidades de vários estados brasileiros aderiram à campanha.
Subsecretário de Desenvolvimento Ambiental, o engenheiro agrônomo Carlos Ronald Arêas falou da importância da ação, que também reuniu representantes do poder público municipal e de ongs. Ele disse que foram plantadas diferentes espécies de árvores, além de nativas da Mata Atlântica, algumas que produzam alimentos tanto para as pessoas como para a fauna, contribuindo com a preservação da margem do rio e também com a paisagem da cidade.
- Estamos na terceira etapa de manutenção dessa área, fazendo novos plantios de árvores. Já houve o plantio ano passado, ao qual demos sequência com o processo de manutenção, e algumas árvores já estão até grandes. Hoje estamos também repondo algumas que não sobreviveram e plantando outras. Isso é fundamental porque a margem do rio tem que estar protegida com a vegetação ciliar e, por ser na área urbana, o aspecto da paisagem também é importante. Nosso rio não tem que estar poluído, degradado, e as áreas ciliares tem que ser preservadas - declarou o subsecretário.
Segundo a diretora de capacitação em concurso da JCI, Juniele Maia, o objetivo principal da campanha é muito além do que arrecadar lixo. O objetivo é mobilizar e conscientizar o máximo de pessoas ao redor do mundo voltado para conscientização ambiental. “Ao longo da história, deixamos um rastro de construção de sociedades e de desconstrução do meio ambiente. Está na mão desses jovens, em especial, dessas crianças que estavam aqui plantando as árvores e recolhendo o lixo, a mudança que a gente tanto vem reclamando”, disse.
Dia Mundial da Limpeza na Coroa
Dia Mundial da Limpeza na Coroa / Virna Alencar
A JCI é uma organização sem fins lucrativos presente em mais de 120 países, que capacita pessoas de 18 a 40 anos, para que possam tornar-se cidadãos ativos, conscientes e promover a mudança na sociedade.
Também participaram da ação o Projeto Capivara, a empresa GRC Ambiental, a Ong Enactus (Uenf) e a empresa de marketing AquiMídia. Ao final, a equipe da superintendência de Limpeza Pública, através da Vital Engenharia Ambiental, recolheu os sacos com os resíduos encontrados.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS