Homenagem ao Museu Nacional nesta segunda
14/09/2018 18:46 - Atualizado em 18/09/2018 13:41
Solar dos Mellos
Solar dos Mellos / Secom - Macaé
Um tributo ao Museu Nacional, que sofreu um grande incêndio aos 200 anos de sua criação, homenagem que se estende a todos os museus no país. Assim será a 12ª Primavera dos Museus, que convida moradores e turistas para uma visita. A programação começará nesta segunda-feira (17), às 14h, e vai até sábado (22), às 18h. Também será aberta a exposição “Celebrando a Educação nos Museus — Tempo, linguagens e memórias”, para todas as idades, com visitas guiadas por historiador. O tema de 2018 do evento nacional é “Celebrando a Educação em Museus”.
“Vamos enfatizar o papel dos museus como espaços de troca de experiências, dinamizar o Solar dos Mellos de forma que absorva a diversidade cultural de Macaé. Uma das estratégias para isso é levar a educação para dentro do museu. Estamos abrindo os portões e, no sábado (22), até fechando a rua para receber a sociedade”, diz o secretário de Cultura, Thales Coutinho.
A cerimônia de abertura, no Solar dos Mellos, localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro, será na segunda-feira (17), às 14h, com apresentação de Dança da Escola Municipal de Dança (EmDança) e a exposição que tem a curadoria de Cláudia Barreto. Na terça-feira (18), na quarta-feira (19) e na quinta-feira (20) o historiador, Bruno Rodrigues, conduzirá o público, às 10h e às 15h, em uma visita guiada pela exposição, que também será oferecida na sexta-feira (21), às 10h.
Cláudia Barreto promete uma viagem sensorial em três tempos de Macaé, desde o seu período Colonial, passando pelo Imperial, até a República. A proposta é envolver públicos de todas as idades em uma experiência divertida que despertará a curiosidade para a história local.
“Estamos abrindo para a sociedade de Macaé os portões do museu, disponibilizando também os jardins para poetas, músicos, artesãos e expositores, para que todo o público se sinta parte desta história que também é dele”, ressalta a diretora do Solar dos Mellos, Viviane Matos Chaves. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS