Smec promove seminário de inclusão para alunos surdos
13/09/2018 17:19 - Atualizado em 18/09/2018 13:54
Ascom - SFI
Em comemoração ao Setembro Azul, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), realizou o 2º Seminário Setembro Azul dos Surdos. O evento, direcionado a alunos surdos da rede municipal de ensino e que também teve a participação de pais e professores, aconteceu nesta quarta-feira (12), na sede da Smec.
“No seminário tivemos como palestrantes três professores intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) do IFF (Instituto Federal Fluminense): Priscila Araújo, que falou sobre o papel do intérprete no ensino regular; Haila Lopes, que revelou as experiências dela como professora em sala de aula; e Rafael Monteiro, que destacou o atendimento especializado para o aluno surdo”, informou o coordenador de Educação Inclusiva da Smec, Lucas Villaça.
Durante o seminário teve um momento cultural com a apresentação de Mayra Pontes (voz e violão), que interpretou “Pintor do Mundo” (Pastor Lucas) para os presentes com tradução em Libras da professora Priscila Araújo.
“Na Educação de SFI também nos preocupamos com os alunos da rede municipal que têm deficiência auditiva. Através destes eventos promovidos pela Smec prestamos uma melhor qualidade de ensino e proporcionamos maior possibilidade de inclusão destes estudantes”, revelou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.
Origem – O Setembro Azul é um movimento da comunidade surda em favor da educação e cultura surda, tendo ganhado maior proporção nacional em março de 2011, quando se intensificaram as discussões sobre o modelo de educação inclusiva no país. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS