NF registra alto índice de geração de emprego
30/08/2018 19:39 - Atualizado em 01/09/2018 14:07
O Norte Fluminense foi a região do Rio de Janeiro que mais gerou empregos no primeiro semestre de 2018. É o que mostra a terceira edição da série Retratos Regionais — Cenário Econômico, divulgada pela Firjan esta semana. Foram mais de 5.000 vagas criadas na região, principalmente nos setores de agropecuária e indústria de transformação. Já no comércio, as demissões continuam, foram 834 vagas a menos no mesmo período.
A boa notícia se deve à retomada do setor de óleo e gás e às contratações sazonais ligadas à safra de cana-de-açúcar. Campos abriu 2625 novos postos de trabalho, Macaé, 1164 e São Francisco de Itabapoana, 961 e foram as três cidades que mais geraram vagas no estado do Rio nesses primeiros seis meses de 2018.
Outra mostra de que a atividade produtiva da região está sendo retomada é o volume do repasse de royalties, que subiu 20% em 2017, em relação a 2016.
O Norte Fluminense é o segundo polo industrial do estado. A indústria representa 46% do PIB da região, com destaque para o setor de petróleo. Juntos, os municípios de Campos e Macaé, respondem por 81% do Produto Interno Bruto da região. São João da Barra, que representa 11%, tem recebido um volume significativo de investimentos, principalmente devido ao Porto.
— O Norte Fluminense foi muito impactado pela crise, logo, com a retomada do setor de óleo e gás, a região que tem muito a ganhar — lembra a analista em desenvolvimento econômico da Firjan, Júlia Pestana.
Apesar dos sinais positivos em alguns setores da região, a produção industrial seguiu em queda em junho, segundo a pesquisa Sondagem Industrial. Isso indica que a atividade econômica, apesar da retomada, continua lenta.
Diante desse cenário, as condições financeiras das empresas ainda estão muito ruins. As margens de lucro estão baixas e o acesso ao crédito, difícil. Dessa forma, para os empresários, os principais entraves para a retomada da economia são a elevada carga tributária e a falta de capital de giro.
Ao observar o ambiente de negócios e como Norte Fluminense está estruturado para receber novos investimentos, é importante olhar, entre outros fatores, a segurança.
Outra questão preocupante na região é o aumento no registro de casos de letalidade violenta, homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e homicídio, que cresceram 57% no segundo trimestre deste ano.
Além dos dados positivos do mercado de trabalho, outra boa notícia para a região são os investimentos anunciados, como o Hub de Gás Natural em São João da Barra e a UTE em Macaé. No total, serão R$ 9,3 bilhões em novos investimentos. “Apesar do momento difícil que a região ainda vive, as perspectivas são bastante positivas. Porém para que a atividade econômica da região volte a crescer, é preciso que outros setores, além do de óleo e gás, também se recuperem”, disse a analista. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS