Vistoria para viabilizar unidade de conservação
29/08/2018 18:24 - Atualizado em 30/08/2018 16:00
Ascom - SFI
A secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI), juntamente com a coordenadora de criação de unidades de conservação da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Renata Lopes, realizaram vistoria técnica no manguezal de Gargaú. O objetivo é viabilizar a implantação e criação da Unidade de Conservação do Manguezal e Refúgio Natural de Aves.
“Será um passo importante na preservação e conservação deste relevante ecossistema, que compreende mais de 10 milhões de metros quadrados com alta biodiversidade marinha, de estuário e do Rio Paraíba do Sul, além de espécies endêmicas e já na lista de vulneráveis do Ibama, como a borboleta-da-praia (Parides ascanius), que tem representação com grande quantidade de indivíduos em nossa Mata Atlântica”, ressaltou o secretário da pasta, Ilzomar Soares, acrescentando que “com a criação teremos possibilidade de trabalhar pensando no século XXI com sustentabilidade”.
Nos próximos dias será protocolado o processo com informações técnicas, a fim de seguir os trâmites em consonância com a SEA.
A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou o alcance da medida. “Parabenizo a iniciativa da secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil. Será uma unidade que acompanha importantes macros projetos na região, como a construção do Porto Central, na cidade de Presidente Kennedy (ES)”, ressaltou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS