Interior na rota dos candidatos
Aldir Sales 30/08/2018 10:49 - Atualizado em 01/09/2018 13:51
  • Eduardo Paes e Romário passaram por Campos e outras cidades do interior

    Eduardo Paes e Romário passaram por Campos e outras cidades do interior

  • Eduardo Paes e Romário passaram por Campos e outras cidades do interior

    Eduardo Paes e Romário passaram por Campos e outras cidades do interior

A capital e a Região Metropolitana concentram 74% da população do estado do Rio de Janeiro, segundo o Centro Estadual de Pesquisas e Estatísticas (Ceperj), mas, em uma das eleições mais disputadas dos últimos tempos, o interior tem ganhado protagonismo nas campanhas de alguns dos principais candidatos a governador. Com o pior desempenho entre os três no interior, tendo 13% da preferência do eleitor, segundo o Datafolha, Paes já teve compromissos oficiais em 19 municípios da região. Romário, que registrou 19% das intenções de votos deste público, também concentra sua campanha no interior. O senador esteve em 18 cidades diferentes nesta semana e ainda tem agenda, nesta quinta-feira (30), em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Único candidato nascido no Norte Fluminense, Anthony Garotinho (PRP) ainda não esteve em sua terra natal.
De acordo com o Datafolha, no interior, o índice somado entre aqueles que declararam não saber em quem votar e os que disseram votar em branco ou nulo é de 38%, contra 31% da capital e Região Metropolitana. É por este eleitorado indefinido que os candidatos correm atrás em um cenário tão equilibrado. Além disso, segundo o Datafolha, Eduardo Paes tem o pior desempenho no interior entre os três primeiros colocados, com 13% da preferência dos eleitores da região, contra 19% de Romário e 16% de Garotinho.
Em três dias, Romário percorreu cidades do Norte, Noroeste, Região dos Lagos e Serrana. Nessa quarta (29), o candidato do Podemos esteve em Macaé, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Saquarema e em Cabo Frio, onde falou no fortalecimento do turismo e prometeu, caso seja eleito, elaborar um Plano Estratégico de turismo com a ajuda de especialistas para ter diagnóstico do que a região precisa para alavancar o setor.
Também em campanha no interior, Paes passou, nessa quarta, por Aperibé, Itaocara, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Macuco, Cordeiro, Duas Barras, Bom Jardim e Nova Friburgo. O ex-prefeito disse que, se eleito, será um governador presente. “A ausência do estado, a falência do estado tem gerado uma série de problemas para as prefeituras. Eu vou trabalhar em parceria com os prefeitos do interior. Vou ser um governador como fui quando estava na Prefeitura do Rio. Fui um prefeito presente e vou ser um governador presente”. 
Garotinho é acusado de pedir voto implicitamente
Garotinho é acusado de pedir voto implicitamente / Folha da Manhã
TRE julga propaganda ilegal de Garotinho
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) colocou em pauta, para a sessão desta quinta, o recurso do ex-governador e candidato Anthony Garotinho (PRP) por propaganda antecipada. Inicialmente, o político da Lapa foi sentenciado pelo desembargador Antônio Aurélio Abi Ramia Duarte ao pagamento de multa de R$ 5 mil.
O magistrado ressaltou que “é notório que o representado por meio de reprodução de mensagem de terceira pessoa objetiva, por meio transverso, não apenas expor uma de suas plataformas políticas, como também efetuar menção a sua candidatura e a pedido de voto subliminar (no Facebook)”.
Nessa quarta, o TRE manteve a condenação a multa por propaganda extemporânea a outro candidato ao Governo do Estado, Wilson Witzel (PSC).
Ciro, Meirelles, Dias e Goulart são aprovados
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram os pedidos de registros de candidatura de mais quatro candidatos à presidência e de seus respectivos vices. O Plenário deferiu os registros de Ciro Gomes (PDT), Henrique Meirelles (MDB), Álvaro Dias (Pode) e de João Goulart Filho (PPL).
Com as decisões desta semana, o TSE já deferiu nove registros de chapas a presidente. Também foram aprovados, anteriormente, Vera Lúcia (PSTU), Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (Psol), Cabo Daciolo (Patri) e João Amoêdo (Novo). Ainda faltam ser julgados os registros de José Maria Eymael (DC), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL), os três últimos com contestações junto à Justiça Eleitoral e pedidos de impugnação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS