Excesso de Vitamina C
26/07/2018 06:43 - Atualizado em 26/07/2018 06:44
vitamina C
vitamina C
O uso de suplementação vitamínica no Brasil é um dos maiores do mundo ficando atrás apenas dos EUA segundo a OMS. O conceito de que em termos de vitaminas " se não fizer bem, mal não faz" é um grande equívoco. 
 Uma vitamina de consumo suplementar extremamente difundido é o ác. ascórbico. A vitamina C é um antioxidante por excelência, ou seja inibe o efeito danoso dos chamados radicais livres, que são produtos metabólicos associados ao envelhecimento e desenvolvimento de tumores. 
Todavia, a recomendação diária mínima de vitamina C é de 90 mg/dia e os suplementos de vitamina C partem de doses que variam entre 100 mg (raros) a 2000 mg. Seja como efervescente, comprimidos ou em pó, uma ingestão de doses acima de 500 mg/dia a médio e longo prazos tem relação direta com cólicas, distensão abdominal e a formação de cálculos renais. 
Muito da fama curativa dessa vitamina advém do ditado popular "vitamina C e cama" quando nos gripávamos na infância, contudo não há artigos científicos que comprovem a melhora imunológica com a ingestão aumentada de ác. ascórbico, apenas uma leve redução no tempo de curso dos quadros gripais. 
_Aproveitemos as frutas da época e nada de exageros com suplementação: 4 morangos médios ou uma goiaba fornecem cerca de 100 mg de vitamina C e, o morango é uma das melhores frutas para dietas de emagrecimento pelo baixo índice glicêmico.
_Limões, acerola, laranja, kiwi, pitanga, dentre outras, são fontes importantes de ácido ascórbico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]