Setor sucroenergético gera emprego na região
24/07/2018 19:43 - Atualizado em 26/07/2018 13:36
O setor sucroenergético foi responsável pelo saldo positivo de empregos em Campos e em São Francisco de Itabapoana. Os dados foram confirmados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que registrou em todo o estado do Rio de Janeiro um saldo líquido melhor em relação ao ano passado. O saldo foi de 2.625 oportunidades, contra, entre janeiro e junho de 2017, 1.651 vagas. Uma recuperação do setor que tem uma estimativa de recursos em torno de R$ 45 milhões que serão empregados na economia local.
Segundo o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro Ltda (Coagro), Frederico Paes, o setor está se recuperando depois de quatro anos de seca. Frederico informou que, além de gerar mais empregos do que a safra passada, a expectativa é de um aumento de recursos na safra deste ano.
— A região é carente de emprego e numa época difícil como a que o Brasil passa, o setor gerar emprego e renda é um saldo muito positivo. Certo que é uma mão de obra sazonal, mas com certeza muito importante para o trabalhador. O que está colaborando, é o excelente resultado relativo em junho de emprego associado à safra agrícola que começou com expectativa de um aumento em torno de 20%. O ano de 2018 é visto como o de recuperação do setor sucroenergético, que na região é mantido pelo plantio de cana-de-açúcar e três usinas em pleno funcionamento. Estamos numa fase muito boa — informou Frederico.
Em São Francisco do Itabapoana, o Caged mostra que o início da safra também impactou positivamente as estatísticas da cidade, porque lá é fundamentalmente agropecuária. Em junho, o saldo líquido foi positivo em 654 vagas. Já em julho, no primeiro semestre, 935 oportunidades foram registradas. Também houve um crescimento em relação ao ano passado em torno de 30%. (J.R.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS