Concessionária entrega ETE do Esplanada
Verônica Nascimento 26/07/2018 12:17 - Atualizado em 27/07/2018 14:29
ETE Esplanada foi entregue
ETE Esplanada foi entregue / Antônio Leudo
Por comando remoto, por meio de um drone, o prefeito de Campos, Rafael Diniz, acionou o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Parque Esplanada. A inauguração aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), em um evento que reuniu políticos, representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao ambiente e saneamento, além de empresários locais, representados pela diretora do Grupo Folha, Diva Abreu Barbosa. De acordo com o superintendente da concessionária Águas do Paraíba, Juscélio Azevedo, com a ETE Esplanada – a sétima construída no município - os bairros da margem direita do rio Paraíba do Sul passam a ter 100% do esgoto tratado e com a previsão da inauguração da ETE da Lagoa do Vigário, em Guarus, ano que vem, Campos terá universalizado todo o sistema de saneamento básico até 2020.
O prefeito Rafael Diniz destacou a importância de investimentos em saneamento. “Garantir água de qualidade e tratamento de esgoto é investir na prevenção de doenças, investir na saúde, é garantir qualidade de vida à população. Com certeza Campos causa inveja a muitos municípios do estado e do país pela qualidade do serviço que aqui é prestado e ano que vem, através dessa parceria com a Águas do Paraíba, garantiremos 100% de saneamento para o povo, com 100 km de rede de esgoto, oito estações de tratamento, e água tratada e distribuída para toda a população”, explicou Rafael, que citou o ex-prefeito Sérgio Mendes, presente na inauguração, por ter iniciado, em sua gestão, a parceria com a concessionária.
  • ETE Esplanada foi entregue

    ETE Esplanada foi entregue

  • ETE Esplanada foi entregue

    ETE Esplanada foi entregue

  • ETE Esplanada foi entregue

    ETE Esplanada foi entregue

O superintendente da Águas do Paraíba contou que a ETE Esplanada tem capacidade de processar 40 litros de esgoto por segundo, beneficiando cerca de 40 mil pessoas do bairro e outros próximos. “Há 15 anos, somente 30% do esgoto era coletado em Campos e 0% tratado e não havia nenhuma estação de tratamento. Hoje, inauguramos a sétima ETE e sempre garantindo a preservação do ambiente, já que o afluente que devolvemos ao rio Paraíba do Sul é de excelente qualidade. Nosso próximo compromisso é, até o final do ano que vem, entregar a ETE Lagoa do Vigário, que será como essa só que com capacidade dobrada (180 litros por segundo), complementando a coleta e tratamento de toda Guarus. Em 2020, o nosso compromisso é com a universalização, com esse serviço em toda a Campos. O Instituto Trata Brasil classifica Campos como a terceira cidade em saneamento no estado. Em 2020, queremos ser a primeira”, declarou Juscélio.
Após os discursos, foi exibido um vídeo, apresentando todas as estações de tratamento de esgoto do município já em funcionamento: quatro na margem direita do Paraíba (Chatuba, Imperial, Donana e Matadouro) e duas na margem esquerda (Parque Vicente Dias e Codin). Em seguida, o prefeito Rafael Diniz acionou remotamente, por meio de um drone, o funcionamento da nova ETE e depois houve o descerramento da placa.
  • ETE Esplanada foi entregue

    ETE Esplanada foi entregue

  • ETE Esplanada foi entregue

    ETE Esplanada foi entregue

  • ETE Esplanada foi entregue

    ETE Esplanada foi entregue

Conforme dados da concessionária, Campos trata, percentualmente, o dobro de esgoto da capital do estado e quatro vezes mais que diversas cidades brasileiras, considerando-se a média nacional. A diretora do Grupo Folha destacou o papel da empresa Águas do Paraíba no município. “A concessionária presta um trabalho de excelência e Campos pode se orgulhar por ser referência no tratamento de água e esgoto. Como bem disse o prefeito Rafael Diniz, isso significa saúde para a população, porque uma cidade limpa em suas entranhas é uma cidade que facilita o trabalho da medicina, dos médicos, que garante o bem estar de sua população”, concluiu Diva Abreu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS