Como cuidar da pele no inverno
Jhonattan Reis 24/07/2018 18:54 - Atualizado em 26/07/2018 13:39
Divulgação
O inverno é uma estação querida para aqueles que gostam de se deliciar com chocolate quente, sopas, usar vários agasalhos e, ainda, aproveitar viagens para cidades com temperaturas mais baixas. No entanto, muita gente não se atenta que, durante o inverno, é necessário, também, cuidar da saúde. E a pele é uma das partes que merece uma atenção especial, já que, exposta às baixas temperaturas, é ressecada por conta do vento forte e da pouca umidade. O alerta é da dermatologista Paula Sobral, que destacou que é preciso ter cuidado porque a baixa umidade do ar e as temperaturas mais frias levam à diminuição da transpiração corporal.
— Como a pele sua menos, há menos hidratação. Então, é necessário que as pessoas tomem certos cuidados para suprir isso, como usar hidratantes. Além disso, é importante fazer uma alimentação balanceada, aumentar a ingestão de água, usar cremes corporais com mais frequência — tanto para lábio quanto para a pele — e, ainda, usar filtro solar, pois, mesmo no inverno, estamos expostos à radiação — explicou Sobral.
Paula Sobral
Paula Sobral / Divulgação
Segundo a dermatologista, o ressecamento acontece não somente pela baixa umidade do ar e as temperaturas mais frias.
— Também há outros fatores, como os nossos banhos, que costumam ficar mais quentes, diminuindo a questão da barreira natural da pele.
E o risco é o fato de a pele, mais ressecada nesta época do ano, nos expor a várias doenças, como a dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose.
— E é por isso que essas doenças se tornam um pouco mais comuns nas épocas com climas mais frios — falou ela, lembrando que esta época do ano é a “melhor para se fazer tratamentos estéticos com laser e peeling, pois o sol não está tão forte”.
Ainda de acordo com Paula Sobral, os idosos são mais suscetíveis às doenças por terem a pele um pouco mais ressecada, já que, nessa faixa etária, a pele é mais fina. No entanto, todos devem se cuidar.
— Os idosos têm que redobrar a atenção, mas todos têm que tomar os cuidados que apontei, em relação à alimentação, ingestão hídrica, cremes para o corpo e filtros solares.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS