Italva celebra santos em tradicional festa
24/07/2018 17:32 - Atualizado em 25/07/2018 15:28
Divulgação
São muitas as histórias de fé e devoção em São Joaquim e Santa Ana na comunidade de Cimento Paraíso, no município de Italva, no Noroeste Fluminense. Do apogeu da fábrica de cimento, que deu nome ao lugar, à tradição religiosa que une as famílias para celebrar, todos os anos, os pais de Maria e avós de Jesus. A festa para celebrar os santos começou com a abertura do novenário e missa, celebrada pelo padre Valdemir do Amaral, e se estende até quinta-feira (26), dia de São Joaquim e Santa Ana. Nesta quarta (25), às 19h, em Italva, haverá missa. Já na quinta-feira, os fiéis acompanharão a procissão, também a partir das 19h, com concentração na fábrica de cimento. Em seguida, será celebrada missa festiva.
— Para a comunidade, a igreja guarda um legado de fé. Desde a capela primitiva à atual igreja, são muitos os devotos que ajudam a preservar a fé nos santos. Ainda hoje, vemos esse zelo e cuidado com a igreja e a preservação da fé e devoção que une as gerações — disse padre Max Barreto.
Histórias destes 59 anos da igreja em Cimento Paraíso são relembradas pela ministra Laninha Paes: “Nossa igreja foi construída com recursos dos funcionários da Fábrica de Cimento Paraíso, que doavam um dia de trabalho por mês. O responsável pela obra foi o pastor Manoel Faria. E, até hoje, a nossa comunidade mantém essa tradição. No ano que vem, celebraremos 60 anos de fé e devoção”, disse Laninha. Para 2019, a comunidade vai preparar solenidades festivas e reconstruir a trajetória. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS