Espaço da Oportunidade volta emitir carteira de trabalho
23/07/2018 20:45 - Atualizado em 25/07/2018 15:24
Trabalho está sendo realizado para aumentar vagas
Trabalho está sendo realizado para aumentar vagas / Divulgação
A emissão da primeira e segunda via da carteira de trabalho, suspensa na Superintendência de Trabalho e Renda, volta a ser feita a partir desta terça-feira no Espaço da Oportunidade. O serviço foi suspenso devido à falta do documento que é enviado de Brasília. A mudança de local visa oferecer melhor comodidade à população. O Espaço da Oportunidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, junto à secretaria de Governo. Na semana passada, o Folha 1 recebeu reclamações de usuários que não conseguiam realizar o agendamento pelo site do Ministério do Trabalho. Pelo posto do MTE são apenas 30 atendimentos por dia e as vagas são abertas no sistema às 06h da manhã com data de atendimento para uma semana.
— A Superintendência de Trabalho e Renda atua em parceria com o Ministério do Trabalho, oferecendo à população mais um ponto para emissão da carteira de trabalho. Estamos retomando o serviço que foi suspenso na semana passada pelo próprio Ministério, por questões de logística, mas que agora já foi normalizado, estando o nosso posto liberado para atender à demanda — informou o superintendente de Trabalho e Renda, Rogério Matoso.
O atendimento será feito por ordem de chegada e serão distribuídas, diariamente, 30 senhas. Um protocolo é gerado no final do atendimento. Atualmente, há cerca de 100 CTPSs para serem entregues de protocolos gerados há mais de 15 dias.
Para a emissão da primeira via, os documentos necessários são os seguintes: CPF, carteira de identidade ou certificado de reservista; certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência.
Já no caso de segunda via, são necessários ainda: boletim de ocorrência (furto, extravio ou perda) e comprovação da carteira de trabalho anterior que pode ser feita através de extrato do PIS/PASEP ou FGTS ou do requerimento de seguro desemprego.
Tanto no caso da primeira quanto da segunda via, não são necessárias xerox de documentos e fotos 3x4. Basta levar os documentos originais. Outro ponto em destaque é que a carteira de habilitação não é aceita como documento de identificação e para fotos é preciso estar com blusa de manga e sem estampas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS