Duelo de gigantes no segundo dia da Copa
14/06/2018 19:52 - Atualizado em 15/06/2018 18:27
A Copa do Mundo começa nesta sexta-feira para Portugal e Espanha. O duelo dos últimos campeões europeus é um dos jogos mais aguardados da primeira fase e complementará a rodada de abertura do Grupo B, às 15h (de Brasília), no estádio Olímpico de Sochi. Para os espanhóis, o Mundial pode representar a superação, devido à mudança de treinador em cima da hora. Há ainda o fator despedida de Iniesta, ídolo maior da seleção. Já os portugueses confiam principalmente na sede de títulos de seu principal jogador, Cristiano Ronaldo.
O título da Eurocopa, nunca conquistado antes de 2016, elevou a promissora geração portuguesa a um patamar diferenciado. Foi importante principalmente para Cristiano Ronaldo, pois seu principal concorrente ao prêmio de melhor do mundo nos últimos 10 anos, o argentino Lionel Messi, amarga o fato de nunca ter sido campeão por sua seleção como profissional. Além disso, o jogador que é considerado o maior de todos os tempos em Portugal, Eusébio, também não gritou campeão pela seleção.
Apesar da referência principal, nem só do atual melhor do mundo vive a equipe comandada por Fernando Santos. Se o talismã da Euro, o atacante Éder, ficou de fora da lista final, bem como o conhecido Nani, há nomes importantes no time ideal, como o zagueiro Pepe, o volante João Moutinho e o companheiro de ataque de CR7, André Silva. Apesar de não estar cotado como um dos favoritos, o país colonizador do Brasil também não pode ser visto como azarão.
Na Espanha, é nítida a renovação. O meio-campista Iniesta é o símbolo maior da geração bicampeã da Europa e campeã do mundo. Depois de ter se despedido do clube onde virou ídolo, o Barcelona, o autor do gol do título mundial de 2010 vai para sua última Copa com o objetivo de deixar seu nome marcado ainda mais na história do futebol.
Dois brasileiros naturalizados espanhóis podem ser titulares. O atacante Diego Costa é nome certo na equipe, enquanto o meia Thiago Alcântara briga por vaga com Koke para ser um dos companheiros de Iniesta no meio. A decisão será tomada pelo técnico Fernando Hierro, que assumiu o cargo há apenas dois dias, substituindo o novo treinador do Real Madrid, Julén Lopetegui.
Referência na zaga espanhola, Sérgio Ramos é companheiro de Cristiano no Real Madrid e, por isso, enxerga o português como um “alarme permanente”. “Prefiro tê-lo a favor do que contra. Não só Cris, mas a seleção toda é completa. Uma defesa que é contundente. Transmite segurança atrás. Será um jogo atrativo para os amantes do futebol e espero que a Espanha vença”, afirmou Sérgio Ramos.
Egito espera fazer frente ao Uruguai
Cotadas para avançarem no Grupo A da Copa do Mundo, as seleções de Egito e Uruguai se enfrentam nesta sexta-feira, às 9h, na Arena Ecaterimburgo. O confronto é cercado de expectativas em torno do desempenho de grandes estrelas que estarão em campo.
Pelo lado do Uruguai, os atacantes Luis Suárez e Cavani são as principais atrações. Letais em seus respectivos times (Suárez, no Barcelona; Cavani, no PSG), os uruguaios querem provar que a equipe sul-americana não está abaixo dos poderosos vizinhos Brasil e Argentina.
Pelo Egito, o atacante Salah, do Liverpool, está praticamente confirmado. O técnico Hector Cuper afirmou que só um imprevisto fará com que o jogador, candidato ao prêmio de melhor do mundo, fique de fora da estreia.
 
 
Marrocos x Irã, a atração do meio dia
Duas seleções longe de serem protagonistas de um Mundial, Marrocos e Irã fazem o jogo das 12h, pela Copa na Rússia. Mas há boas novidades quanto à equipe iraniana: é a melhor seleção asiática nos últimos dois anos. Não apenas pelas recentes trocas de comando no Japão, Arábia Saudita, Coréia do Sul e Austrália, mas pelo trabalho desenvolvido pelo técnico Carlos Queiroz desde 2011.
Vazado em apenas quatro dos 18 jogos das eliminatórias, o Irã chegou a superar os 1100 minutos sem sofrer gols, recorde de 12 partidas.
Marrocos tem em Hakim Ziyech o grande destaque do momento. O meia recebeu o prêmio de melhor jogador do Ajax na temporada 2017/18 e foi o líder de assistências da Eredivisie. Ziyech é o ponto de partida para o funcionamento coletivo da equipe.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS