Domínio europeu
25/06/2018 10:38 - Atualizado em 25/06/2018 10:53
Daqui a menos de uma hora começará a terceira e última rodada da 1ª Fase da Copa do Mundo. São 6 as seleções que garantiram antecipadamente, com apenas 2 rodadas, vaga nas oitavas-de-final: Rússia, Uruguai, França, Croácia, Inglaterra e Bélgica.
A Europa já garantiu 7 vagas nas oitavas-de-final. Além das 5 seleções acima citadas, há, ao menos, uma vaga garantida no Grupo B (Espanha e Portugal disputam com Irã as 2 vagas) e outra certa no grupo do Brasil (Suiça e Sérvia duelam com os brasileiros pelas 2 vagas).
Ainda disputam vaga nesta última rodada a Dinamarca (favorita contra Austrália), Islândia (chances remotas); e Alemanha e Suécia (alemães favoritos, Suécia só depende dela). Matematicamente a Europa pode levar 13 vagas das 16 possíveis nas oitavas-de-final.
O mais provável é que leve 10: Espanha, Portugal, Suiça, Dinamarca e Alemanha se juntariam aos já classificados Rússia, França, Croácia, Inglaterra e Bélgica.
A América do Sul já tem, apenas, 1 vaga garantida, com o Uruguai. O Brasil é favorito em seu grupo, precisando só de um empate para ir às oitavas-de-final. A Argentina respira por aparelhos e tem de vencer a Nigéria, de preferência por boa margem de gols. A Colômbia precisa vencer Senegal para não depender de uma derrota do Japão.
Os sul-americanos, de resultados e atuações decepcionantes até agora, salvo a bela exibição da Colômbia de ontem contra os poloneses, podem chegar a 4 vagas nas oitavas-de-final. O mais provável é que garantam 3 vagas.
A América do Norte tem ótimas chances de garantir 1 vaga nas oitavas-de-final, com o México. Líder do seu grupo, os mexicanos jogam por um empate contra a Suécia.
A África tem hoje 2 seleções na zona de classificação: Nigéria e Senegal. Pode levar de 1 a 2 vagas nas oitavas.
A Ásia tem hoje o Japão na zona de classificação, precisando apenas de um empate contra a eliminada Polônia. A Coréia do Sul ainda tem chances matemáticas, mas precisa de uma improvável combinação de resultados, entre elas a ingrata missão de vencer os alemães.
Na distribuição de vagas para as oitavas-de-final meu palpite, meramente téorico, seria de: Europa 10 vagas, América do Sul 3, América do Norte 1, África 1 e Ásia 1. A conferir.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]