Vacinação da gripe chega ao fim nesta quarta-feira
29/05/2018 19:40 - Atualizado em 30/05/2018 13:54
Vacinação contra gripe
Vacinação contra gripe / Supcom
Termina, nesta quarta-feira (30), a campanha de vacinação contra gripe, que teve início no dia 24 de abril. Mais de 45 mil pessoas foram imunizadas na cidade, um número considerado baixo pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria municipal de Saúde (SMS), que tem meta de 90% de imunização das mais de 100 mil pessoas do grupo prioritário estipulado pelo Ministério da Saúde (MS).
No total, foram disponibilizadas 45 salas de imunização durante toda a campanha, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A vacina imuniza contra três tipos de vírus: H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.
Nesta campanha, além de pessoas com 60 anos ou mais, são vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
— As pessoas do grupo prioritário não devem deixar de tomar a vacina e têm até esta quarta para se imunizar contra a doença. Aos acamados e pacientes em situação de home care, a Vigilância continua realizando o cadastro contra o vírus da Influenza em domicílio — explicou a assessora chefe da Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina.
Ainda segundo Lastorina, o agendamento para os acamados deve ser feito no Centro de Saúde, no setor da Vigilância Epidemiológica, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS