ConSuni aprova incorporação pela Uenf e Agrícola não corre mais risco de fechar
Jane Ribeiro 29/05/2018 17:05 - Atualizado em 30/05/2018 13:53
Colégio Agrícola Antônio Sarlo
Colégio Agrícola Antônio Sarlo / Paulo Pinheiro
A possibilidade de fechamento do Colégio Agrícola Antônio Sarlo foi descartada nesta terça (29), após a reunião do Conselho Universitário (ConSuni), realizada nessa segunda-feira (28), na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O ConSuni aceitou a incorporação pela universidade e, após os tramites burocráticos, a Uenf será responsável por parte do ensino técnico e do gerenciamento da escola. Já o Ensino Fundamental deverá ficar sob a responsabilidade da Prefeitura de Campos. A unidade hoje funciona sem estrutura, com 300 alunos numa área de aproximadamente 155 hectares e apenas um vigia. Em nota, a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) informou que o processo ainda está em fase de negociação e que detalhes ainda serão acertados.
A Escola Agrícola fica localizada no Parque Aldeia e atende os estudantes de vários bairros, entre eles, os parques Aldeia I e II, Cidade Luz e São Jorge. A direção, que vem lutando para manter a escola — há 63 anos em atividade —, diz que o resultado do ConSuni deu uma esperança de dias melhores para a unidade de ensino.
— Estamos mais aliviados já que agora temos a certeza de que a escola não vai fechar e que ficaremos sob a responsabilidade da Uenf. O reitor vai enviar o resultado do ConSuni para o secretário de Ciências de Tecnologia, que deverá encaminhar a proposta para o governador e, consequentemente, para a Alerj. A comissão de Educação está acompanhando esse processo e tudo indica que, em pouco tempo, a transferência será concretizada e, finalmente, nós vamos poder trabalhar com mais tranquilidade. Quanto ao ensino fundamental, está sendo negociada com a Prefeitura, somente a parte gerencial. Nada vai mudar para os nossos alunos — disse a vice-diretora Vitória Garogio.
O reitor da Uenf, Luís Passioni informou que a reitoria fará, dentro de poucos dias o comunicado ao secretário de Ciência e Tecnologia sobre a decisão do Conselho. O reitor informou, ainda, que um projeto de lei será encaminhado pelo governador à Alerj e que não há possibilidade de impedimento.
— A transferência já estava sendo articulada com todos da Faetec e, também, da secretaria de Ciência e Tecnologia. É um desejo de todos a transferência, que, na verdade, será bom para os dois lados. Para a escola, que não corre mais risco de fechar, nós, da universidade, faremos investimento não só tecnológico como estruturais. E, para a Uenf, teremos a possibilidade de captar novos recursos nas agências de financiamento, que estavam exigindo que nós sejamos donos do terreno e não estavam aprovando os nossos projetos. A Uenf já realizou vários investimentos na área do Colégio Agrícola e agora faremos muito mais, já que estaremos com mais possibilidades de financiamento — informou o reitor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS