Ônibus rodam em número reduzido em Campos
28/05/2018 09:31 - Atualizado em 29/05/2018 14:53
Greve dos caminhoneiros prejudica transporte coletivo
Greve dos caminhoneiros prejudica transporte coletivo / Paulo Pinheiro
Poucos ônibus circularam em Campos nesta segunda-feira (28), devido ao desabastecimento de combustível provocado pela greve dos caminhoneiros. No terminal Luís Carlos Prestes, na avenida XV de Novembro, era reduzido o número de usuários do transporte público. Um grupo de mulheres aguardava pelo coletivo que faz a linha Nova Campos, o único que chega até o presídio. No entanto, o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT) de Campos informou que as empresas de ônibus de Campos receberam combustível, na tarde desta segunda, para que o transporte coletivo funcione normalmente nesta terça-feira. 
— Estamos desde as 7h aqui e nada de ônibus. Passaram outros, como Cidade Luz, mas o Nova Campos não aparece. E nem van tem para lá. O jeito vai ser pegar um carrinho (lotada) — falou Priscila Ribeiro.
Uma funcionária do presídio Carlos Tinoco da Fonseca, que preferiu não se identificar, chegou a enviar mensagem com foto do terminal vazio para o trabalho, para mostrar o motivo do atraso.
— Mandei para minha secretaria no Rio, logo depois das 7h, para provar que não cheguei ainda por falta de transporte. Vans não passam mais no local e não tenho dinheiro para pagar um táxi ou Uber — contou a mulher.
Uma equipe de fiscalização do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) esteve no local. Conforme o órgão havia informado, os veículos do transporte coletivo e também do alternativo rodaram em número reduzido, priorizando os horários de pico de movimento. A Prefeitura confirmou que não haverá paralisação das vans. Em nota, o poder público declarou que "as empresas de ônibus de Campos receberam combustível suficiente para que o transporte coletivo funcione nesta terça-feira (29), garantiu o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha":
"Na tarde desta segunda-feira, o órgão solicitou escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para que um caminhão-tanque com óleo diesel deixasse uma distribuidora na localidade de Ibitioca e se dirigisse diretamente às garagens das empresas de ônibus, garantindo o abastecimento dos veículos.
A medida foi adotada depois que a direção dos consórcios Planície, Rogil e União emitiu um comunicado alertando sobre a possibilidade do desabastecimento, o que prejudicaria milhares de pessoas que dependem do transporte público.
'Teremos ônibus circulando nesta terça-feira. Enquanto os caminhoneiros estiverem em greve, haverá um racionamento do combustível, com otimização dos horários para garantia do atendimento à população', disse Quintanilha. Segundo o presidente do IMTT, as vans ainda têm combustível para circular. Mas, se houver necessidade, será pedida uma nova escolta para garantir que o transporte funcione até que a situação seja normalizada", explicou a Prefeitura.
Empresa cancela viagens — Segundo a empresa 1001, foram canceladas 184 viagens nesta segunda-feira (28), com transferência de passageiros para outros horários, com o objetivo de otimizar a frota e economizar combustível.
Ainda de acordo com a empresa, a maior parte afeta o interior do Estado, porque alguns cancelamentos são horários que partiriam de cidades das regiões Norte e Noroeste do Rio, Região dos Lagos e Nova Friburgo.
A 1001 informou, também, que os passageiros de horários cancelados vão viajar em outros próximos e tudo está detalhado no site da empresa. (V.N.) (A.N.)
Com informações do portal G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS