Teatro é foco de projeto educacional
25/05/2018 19:46 - Atualizado em 28/05/2018 17:08
De um sonho da professora e atriz Margareth Vargas à realidade. Levar os jovens a refletirem sobre problemas sociais que atingem as famílias, desenvolvendo um programa que ajuda na formação cidadã dos alunos de Varre-Sai, no noroeste fluminense.
Atendendo os pedidos dos alunos, Margareth resolveu preparar debates voltados a temas da realidade social. E começou com o debate sobre o problema do alcoolismo que tem alto índice na cidade.
— O tema alcoolismo surgiu como ponto de partida, para que mais a frente, eles possam viver personagens com essa realidade. Pois será um desafio novo. A pedido dos alunos, resolvi apresentar o monólogo “Vício que escraviza e virtude que liberta”, Onde pisei no palco com o personagem João Déba (uma caricatura) em homenagem ao meu pai, que teve a vida interrompida em consequência do alcoolismo. Um problema social grave, que necessita ser tratado com responsabilidade e misericórdia. Na peça apresentada aos adolescentes do ensino médio no Colégio Coração de Jesus, a comédia e o drama estiveram de mãos dadas com o objetivo de conscientizar os jovens. Ao final do monólogo, o meu testemunho como filha. Onde retratei os desafios, a dor e a necessidade de continuar seguindo, após a perda traumática do meu pai. Por fim, a trajetória na Arte Cênica, a porta aberta para ter enfrentado a vida após a orfandade. Por isso, costumo dizer sempre: o teatro para mim é a alegria que nasceu na dor — relata a atriz.
O projeto no Colégio Coração de Jesus através do Teatro tem como principal objetivo formar cidadãos comprometidos e conscientes de sua importância na construção do enfrentamento de um dos maiores problemas sociais município. — Em Varre-Sai temos uma parcela significativa de pessoas vitimizadas pelo alcoolismo. Inúmeras famílias sofrem a dura realidade do alcoolismo. O teatro é porta voz dessa consciência e um alerta. Os alunos então conhecem de perto essa realidade e se empenham com o trabalho solidário através de informações e da mensagem que o Teatro transmite. Uma peça atrás da outra, onde a mensagem do evangelho que é sempre muito atual ao que a sociedade vivencia — disse Margareth.
A atriz e professora fala da peça Paixão de Cristo que foi um momento memorável para os alunos do Colégio Coração de Jesus, para as suas famílias e a plateia que lotou a rua onde a peça aconteceu. “Os varresaienses que nos prestigiaram trouxe a chama da motivação para continuarmos com o projeto de evangelizar através da Arte”.
O trabalho é reconhecido pela sociedade. O cantor Toni Rampazzio fala da atriz e de seu trabalho voltado à educação e à evangelização. Toni destaca as qualidades da atriz e educadora e o compromisso cidadão.
— Margareth é uma atriz completa, pessoa com uma ímpar sensibilidade, se entrega totalmente e com bastante afinco aos desafios. Ela é um exemplo de pessoa aberta ao mundo da arte, traz no olhar a paixão pelo teatro. Margareth, para mim, é exemplo de humildade, carisma e grandiosidade. Sim, ela é isso tudo e muito mais — destaca Toni Rampazzio.
— Bom, quero dizer que me senti muito comovido com tal peça de teatro, não apenas pela ótima interpretação de Margareth, mas também pela história de vida de João Déba, com a qual me identifiquei; fiquei também muito surpreso, pois o que era uma simples brincadeira aos seus 14 anos se tornou um gravíssimo problema que abriu meus olhos imediatamente para com minhas ações e o que poderia se tornar um hábito ser eliminado ou reduzido desde já, e, por último, parabenizo mais uma vez Margareth por esse momento de arte e informação — disse Gabriel Bovi Tostes da Silva, 14 anos. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS