Pastoral da Pessoa Idosa começa a funcionar neste sábado
25/05/2018 19:01 - Atualizado em 28/05/2018 17:07
Integrantes da Pastoral durante reunião
Integrantes da Pastoral durante reunião / Divulgação
Neste sábado (26) será inaugurado o espaço da Pastoral da Pessoa Idosa, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Italva, e logo se iniciam os trabalhos para oferecer bons momentos de convivência.
Cursos de corte e costura e bordados, palestras com profissionais da área de saúde, exercícios físicos e lazer estão entre as ações que farão parte do organograma da pastoral que foi criada no Brasil pela médica e fundadora da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns.
A Pastoral em Italva ficou um tempo sem atividades e retorna já com data marcada para a inauguração do espaço de produção de arte, com inscrições para um curso de corte e costura e bordado. Padre Maxiliano Barreto ressalta a necessidade de acompanhamento da população idosa, com cuidados que vão desde as questões de saúde, à convivência entre os idosos e o processo de socialização, envolvendo outros grupos da Igreja Católica. Um trabalho em conjunto e com parcerias com profissionais para promover vida saudável à terceira idade.
— Percebemos que aumenta a população de idosos e temos de estar atentos a essa realidade. Uma fase na vida que além de cuidados temos de procurar promover atividades que ajudem aos idosos terem uma vida saudável. E essa a missão da Igreja Católica de estar atenta aos desafios para manter a vida. Uma pastoral que requer muitas ações concretas com orientação de médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos. O idoso não pode ter uma vida sedentária e essa é a proposta desta pastoral que integra com os demais trabalhos sociais — destaca Pe. Maxiliano Barreto.
A coordenadora Ana Lúcia da Rocha Nuss está lançando o convite para oferecer um acompanhamento integral aos idosos com visitas e serviços de acompanhamento médico, psicológico e de profissionais de saúde para consultas e orientação. Mas lança um desafio a toda comunidade.
— Estamos precisando de profissionais, como educador físico, psicólogo, fonoaudiólogo e outros para abraçar esta causa junto conosco, sendo mais um voluntário prestando serviço para Deus fazendo bem ao próximo — convoca a coordenadora.
Preocupados com a falta de atividades para os idosos, a pastoral vai lançar no dia 26 de maio as inscrições para cursos de corte e costura bordado, tricô e crochê e artesanato. Uma iniciativa que vai contar com voluntários da própria cidade. Mas o sonho da coordenadora é criar um grupo para visitar os idosos que estão acamados e oferecer acompanhamento para ajudar as famílias a conviverem com seus familiares com idade avançada.
— A Pastoral do Idoso na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Italva, nasceu primeiro no meu coração e no coração de minha amiga Ana Lúcia. Nós nem sabíamos que essa Pastoral existia, mas pensávamos em não deixar os conhecimentos se perderem com os mais velhos, e também para os idosos de nossa cidade se sentirem úteis. Com o apoio dos nossos Sacerdotes Padre Max e Padre Assis, está sendo uma bênção, estamos fazendo diversos trabalhos manuais e ensinando. A cada dia mais pessoas estão aderindo. Que, com a graça de Deus, nós possamos permanecer neste trabalho — destacou conta Dalva da Silva Leite Carvalho. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS