Chuva forte provoca alagamentos em diversos pontos da cidade
Ana Laura Ribeiro e Paula Vigneron 04/01/2018 13:10 - Atualizado em 05/01/2018 16:16
  • Chuva e alagamento em diversos pontos

    Chuva e alagamento em diversos pontos

  • Chuva e alagamento em diversos pontos

    Chuva e alagamento em diversos pontos

  • Chuva e alagamento em diversos pontos

    Chuva e alagamento em diversos pontos

  • Chuva e alagamento em diversos pontos

    Chuva e alagamento em diversos pontos

  • Chuva e alagamento em diversos pontos

    Chuva e alagamento em diversos pontos

  • Chuva e alagamento em diversos pontos

    Chuva e alagamento em diversos pontos

  • Chuva e alagamento em diversos pontos

    Chuva e alagamento em diversos pontos

  • Chuva e alagamento em diversos pontos

    Chuva e alagamento em diversos pontos

Com alerta de chuva para o estado do Rio de Janeiro, em Campos não foi diferente. A cidade amanheceu com o céu nublado e com a terra molhada nesta quinta-feira (4). A chuva apareceu durante a madrugada e, após uma curta trégua ao amanhecer, o tempo fechado retornou com chuva forte por volta das 11h.
A Defesa Civil havia alertado que a previsão de chuva para esta quinta-feira era de 25 mm e que não representava transtornos se a quantidade de água fosse distribuída ao longo do dia. Apesar disso, com apenas uma hora e meia de chuva, vários pontos da cidade já haviam alagado. Apenas das 11h às 15h, havia chovido 36,9 mm.
Entre os locais tomados pelas águas está a decida da ponte Leonel Brizola, fato recorrente em períodos chuvosos. A ponte precisou ser interditada pela Guarda Civil Municipal e os veículos que seguiam sentido Guarus-Centro foram desviados para as pontes Alair Ferreira, no Fundão, e Saturnino de Brito (Lapa), no Parque Vicente Dias. Outro ponto que voltou a registrar transtorno foi o cruzamento da Rocha Leão com a rua Conselheiro Tomás Coelho, no Caju, onde o trânsito ficou lento. A rua Cora de Alvarenga, no Parque Leopoldina, também ficou alagada e o esgoto transbordou pela via. Moradores também relataram problemas na rua Marechal Floriano, no Centro, e no cruzamento da Tenente Coronel Cardoso com a avenida Doutor Gilberto Cardoso, no Turfe Clube.
  • Alagamento no Caju

    Alagamento no Caju

A Defesa Civil informou que vem monitorando os pontos de alagamento registrados no município junto com o Grupo de Emergência em Alagamento. Na Rocha Leão, o cisternão está funcionando e drenou a água, permitindo o tráfego de veículos nesta tarde. Para chamados, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone (22) 98175 2512. 
A chuva forte pegou os campistas de surpresa, como o ocorreu com Adriana Cristina Santos, de 46 anos, que precisou retornar às pressas para casa. “Eu vim ao Centro pagar algumas contas e fui pega de surpresa pela chuva. Agora estou toda molhada e vou retornar para casa, mas o verão é assim mesmo, muito calor com chuva”, disse ela.
Com as temperaturas elevadas, o verão costuma apresentar maior precipitação, mas o calor é contínuo. Nesta quinta, os termômetros marcaram 28°C na planície goitacá, sensação térmica que foi sentida pela senhora Salvadora Ribeiro, de 83 anos. “A chuva veio para aliviar esse calor, os últimos dias estão muito abafados, é muito ruim para a gente”, comentou a idosa.
Previsão - De acordo com previsões feitas por órgãos de meteorologia, como o Climatempo, o volume de água deve aumentar para 28 milímetros nesta sexta-feira (5), com pancadas durante o dia e a noite e variação de temperatura entre 22ºC e 33ºC.
Para esta sexta-feira (5), em Campos, a previsão é de chuva entre 9mm e 13mm. Para o primeiro sábado do ano (6), no entanto, a expectativa é de cinco milímetros de chuva, também com pancadas nos períodos da tarde e da noite, com os termômetros marcando entre 24ºC e 34ºC. Já no domingo (7), o dia será de sol e nuvens, com temperatura variando entre 24ºC e 34ºC, sem chuvas. A previsão é de que, ao longo da próxima semana, o tempo fique mais estável, com até 11 milímetros de chuva.
Segundo o diretor executivo da Defesa Civil em Campos, major Edson Pessanha, A chuva forte não altera o nível do rio Paraíba do Sul, que media 5,33 metros nessa quarta-feira e nesta quinta, de acordo com a última medição, está com 5,27 metros. 
Região - Outros que também passaram por problemas com a chuva na região foram os municípios de São Fidélis e Macaé. Em São Fidélis, a chuva começou por volta das 23h e causou transtornos em diversos pontos. Com previsão de 60 mm de chuva, Macaé, segundo a secretaria de Defesa Civil, registra vários pontos de alagamento.
Em São Fidélis, ruas do Centro e do bairro Barão de Macaúbas ficaram alagadas. Em alguns pontos da cidade, bueiros entupidos formaram bolsões de água e fizeram o esgoto transbordar. Na RJ 158, uma árvore caiu e atingiu um veículo de passeio, mas ninguém ficou feriu. 
Em Macaé, até às 10h já tinham sido registrados 30 mm de chuva. Os bairros com mais prejudicados foram Campo D'Oeste, Sol Y Mar, Centro, Visconde de Araújo, Miramar, Linha Vermelha, Glória, Novo Cavaleiros e parte baixa da Riviera Fluminense. Três casas foram interditadas (uma parcialmente e duas totalmente) no bairro do Botafogo por conta da queda de um muro.
As bombas para fluxo das águas retidas no canal que margeia a linha férrea foram acionadas. E, além da Defesa Civil, as secretarias de Infraestrutura, Ordem Pública e Mobilidade Urbana e Social estão em ação para minimizar os danos.
Em caso de urgência, a população pode fazer contato pelo telefone 2765-5528, durante 24 horas. O telefone 199 está inoperante, temporariamente, por conta das chuvas.
Fotos: Paulo Pinheiro e Leitor
Vídeos: Rodrigo Gonçalves e Antônio Filho 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS