Festival de Poesia na agenda do Farol
02/01/2018 18:47 - Atualizado em 06/01/2018 19:21
Farol de São Thomé
Farol de São Thomé / Divulgação
O Instituto Federal Fluminense (IFF) abriu edital para o Festival de Poesia do IFFluminense-Verão 2018, que será realizado, em parceria com a Prefeitura de Campos, na Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, em Farol de São Thomé, litoral da cidade, no dia 4 de fevereiro. O evento é mais uma parceria firmada pela Prefeitura para viabilizar o Verão 2018 no Farol, assim como aconteceu com a programação de Réveillon ocorrida entre sexta-feira (29) e domingo (31).
As inscrições, que começaram nessa terça-feira (2), podem ser feitas presencialmente e por e-mail até 21 de janeiro. Quem quiser se inscrever de forma presencial deve comparecer à Biblioteca Municipal (localizada na avenida Atlântica, sem número, em Farol) para preenchimento de ficha de inscrição. Já quem preferir a segunda opção, o e-mail é [email protected], sendo necessário anexar os formulários presentes nos anexos I e II do edital. O resultado das poesias selecionadas sairá no dia 2 de fevereiro.
O festival é uma parceria entre os projetos culturais Teia Cultural e Festival de Poesia do IFFluminense — campus Campos Guarus. Poderão participar dele moradores, veranistas e visitantes da praia campista. Cada interessado poderá concorrer com até três poesias. Todos os poetas que tiverem seus textos selecionados receberão certificados de participação. Não haverá premiação, por se tratar de um festival não competitivo. O evento acontecerá às 9h do dia 4 de fevereiro, que é o primeiro domingo do mês.
O coordenador do projeto Teia Cultural do IFFluminense, Jonas Defante, falou sobre o objetivo dos projetos. “Eles visam desenvolver ações artístico-culturais no âmbito da literatura, teatro e música”, disse ele. Além disso, o evento tem, como objetivos específicos, promover a leitura e a produção textual, a cultura, o IFF e seu movimento estudantil, a relação entre o instituto e a comunidade e o acesso à arte gratuita e de qualidade.
O Festival de Poesia é, também, uma ação para desenvolver ações culturais na Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, proposta pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), da Prefeitura Municipal de Campos, e pela Coordenação de Políticas Culturais e Diversidade do IFF.
No edital do festival, disponibilizado no site do IFF, o projeto ainda reforça a relevância de “promover relações interpessoais e aproximar a comunidade externa das atividades desenvolvidas nos campi”.
Verão no Farol — O Festival de Poesia do IFFluminense é mais uma forma de complementar a programação do Verão 2018 de Farol de São Thomé. Apesar de a programação este ano estar modesta, a Prefeitura tem realizado parcerias público-privadas para montar a agenda na praia da cidade.
Exemplo disso foi em relação à programação de Réveillon, que aconteceu entre 29 de dezembro e a noite da virada e foi montada por meio de uma parceria público-privada estabelecida com a rede de supermercados SuperBom, garantindo a passagem de ano na praia campista. Segundo a superintendência Municipal de Entretenimento e Lazer, a rede SuperBom ficou responsável pelos gastos com as atrações artísticas, sem onerar os cofres públicos.
As parcerias também foram importantes para montar a programação do Verão 2018. A Prefeitura faz seleção de artistas que se apresentarão em Farol em sábados deste mês e do mês de fevereiro. Ainda segundo a superintendência Municipal de Entretenimento e Lazer, será montada uma estrutura de palco em frente à área da Marinha, na avenida Atlântica. (J.H.R.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS