SJB recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti
05/01/2018 17:07 - Atualizado em 08/01/2018 16:47
A secretaria de Saúde de São João da Barra, por meio do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), definiu o cronograma dos mutirões de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. O objetivo é realizar visitas domiciliares para eliminação de possíveis focos nas residências de veranistas que ficam fechadas a maior parte do ano.
Secom - SJB
Os mutirões serão sempre as sextas-feiras, a partir das 9h, e no dia 12 acontecerão em Grussaí e Atafona. No dia 19, passarão no Centro da cidade e nos bairros Nossa Senhora Aparecida e Telê Santana, do outro lado da Lagoa de Grussaí. No Açu, acontecerá dia 26. A ação conta, também, com trabalho de conscientização junto aos moradores e veranistas para que os focos existentes não se tornem reincidentes.
O diretor do NCZ, Marcos Machado, informou que, no decorrer do verão, serão realizadas campanhas educativas de panfletagem em Atafona (Trevo do Cuica), Grussaí (em frente ao clube e na Ponte da Lagoa de Grussaí), Centro (Estação das Artes), e Açu (próximo à Unidade Mista de Saúde).
Trabalho de recolhimento de pneus nas borracharias e tratamento perifocal contra a forma adulta do mosquito em locais estratégicos, com a utilização de pulverização, através de bomba costal e carro fumacê também são realizados.
Em 2017, o setor de Epidemiologia da secretaria de Saúde não registrou nenhum caso de dengue no município. “A intensificação das ações são fundamentais para que o município continue livre da doença. Estamos fazendo a nossa parte, porém é necessário que a população faça a dela”, declarou a subsecretária de Saúde, Keth Miranda. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS