Porto bate recorde de embarcações
02/01/2018 20:48 - Atualizado em 03/01/2018 14:35
A Prumo Logística, empresa responsável pela operação do Porto do Açu, em São João da Barra, informou nesta terça-feira que o complexo portuário recebeu um total de 2.401 embarcações, ao longo de 2017. Segundo a Prumo, o número subiu 155%, se comparado ao registrado em 2016, e o dado é o mais expressivo desde a inauguração do Porto. A informação foi divulgada na página oficial da Prumo, no Facebook. O assunto também chegou a ser divulgado no blog do jornalista Arnaldo Neto, hospedado no Folha 1.
Não é apenas a quantidade de embarcações a ser comemorada. No ano passado, o presidente da República, Michel Temer, assinou o decreto que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Açu, no Distrito Industrial de São João da Barra. A cerimônia foi realizada no Complexo Portuário com a presença dos ministros da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, além do governador do Estado do Rio Janeiro, Luiz Fernando Pezão, deputados e prefeitos. Em novembro, foi celebrada a parceria para o desenvolvimento do projeto da EF 118. A ferrovia vai ligar o Estado do Rio ao Espírito Santo.
Outro diferencial do Porto é a implantação do Açu Gas Hub, que contará com 2 termelétricas com geração de 3 GW e terminal de regaseificação com capacidade para 42 milhões m³/dia. Com investimento previsto de R$ 7 bilhões, o Hub é mais um atrativo para as empresas que usam gás como matéria-prima se instalarem na ZPE do Açu. (A.N.) (M.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS