Babalorixá faz previsões para 2018
Jhonattan Reis 30/12/2017 14:52 - Atualizado em 02/01/2018 14:08
Toninho Mucongo
Toninho Mucongo / Antônio Leudo
Com o final de 2017, surgem as expectativas para os acontecimentos do próximo ano. E serão várias as surpresas em 2018, segundo o babalorixá Toninho Mucongo. Por meio das energias dos búzios, ele pôde apontar previsões para o ano que se aproxima. Mucongo também falou sobre o que comer, o que levar e qual cor usar no Réveillon.
O babalorixá lembrou que havia previsto uma turbulência em relação ao mundo político em 2017. Ele começou as previsões dizendo que a situação será semelhante em 2018 e que várias pessoas vingativas serão desmascaradas.
— O ano será regido por Exu, Iansã e Xangô. Então, vai ser um ano de justiça. Ainda teremos essa corrente negativa no mundo político em 2018. Veremos muitos sendo desmascarados e muita gente presa — falou.
Ano de eleição presidencial, 2018 não terá muitas disputas para definir quem comandará o Brasil, conforme apontou Mucongo.
— Teremos muita confusão na política, mas Lula é o favorito. Haverá demandas judiciais no caminho, mas o Brasil gosta dele, que é uma pessoa que tem estrela e Xangô leva ele no colo. Entre os candidatos, vejo que Lula será eleito. Até lá, teremos grandes demandas nos caminhos do atual presidente Temer. Tem muita coisa a ser desmascarada até lá, sendo que ele caiu de paraquedas na presidência.
No estado do Rio, os búzios indicaram um clima negativo na política, falou o babalorixá.
— Vemos muito descaramento, muita coisa errada. Esta situação ruim ainda vai continuar e o estado vai passar por um processo terrível em 2018, porque o ano entra muito quente e o Orixá vem esbravejando toda sua fúria em cima dos injustos. E o (governador Luiz Fernando) Pezão foi injusto ao ouvir as pessoas que quiseram governar por ele. Pode ser que no final do ano as coisas melhorem um pouquinho, mas tem coisas muito ruins no caminho do governador.
Com problemas no estado, cidades como Campos terão problemas, explica ele.
— A nossa querida Campos dos Goytacazes passa hoje por uma turbulência e negatividade muito grande. Em 2016, disse que teríamos a presença de um jovem na política muito inteligente, mas que não poderia deixar o poder subir à cabeça. A primeira parte se cumpriu, e esperamos que o poder não suba à sua cabeça. Ele é um menino que tem um coração bom e que foi regido em um berço político. A gente vê aqui que há muita negatividade por vir. Há muitas pessoas que precisam que o prefeito faça melhor para cidade. Os orixás mostram para que ele pare, pense, saia do caminho errado e ouça mais o coração dele, as palavras mais amigas e os conselhos de sua mãe, para que ele possa terminar seu mandato da melhor forma possível.
Cidade vizinha, São João da Barra terá uma brilhante gestão em 2018, de acordo com Mucongo.
— A cidade poderá passar por turbulências, mas Carla (Machado), com essa estrela e com sua espada de Iansã, fará bem seu papel como prefeita e vai conquistar ainda mais o povo.
Outras pequenas cidades da região também terão boas conquistas.
— Mas uma delas enfrentará turbulência: São Francisco. No entanto, a situação vai melhorar lá para o mês de agosto, se Deus quiser. Quissamã também terá alguns problemas, mas a cidade vai conseguir passar por isso.
O babalorixá ainda falou sobre o clima no Brasil. “Será um ano muito quente. Já entrará com trovões, relâmpagos e chuva, mas o sol chegará mais perto da Terra e fará muito calor”.
O ano é de Copa do Mundo, mas Mucongo disse que não vê a seleção brasileira com o título. “Nossos jogadores precisam trabalhar muito se quiserem sair vencedores, pois não vejo uma boa positividade nesse caminho”.
Por outro lado, os ares serão bons para um clube de Campos. “Nosso Goytacaz está num caminho bom e 2018 será bom para ele”.
Além disso, ele fez previsões sobre pessoas influentes no Brasil. “Vamos ter, em 2018, falecimentos de personalidades com muita influência no país e, também, no mundo, como apresentadores famosos e pessoas muito queridas”.
Sobre os alimentos para estarem sobre a mesa virada do ano, Toninho Mucongo explicou: “Não podemos deixar faltar a tradição de ter as nossas nozes e rabanadas. Será muito bom ter na mesa, também, lentinha, grão-de-bico e ervilha. Não é bom ter carne de porco nessa passagem do ano, mas peixe é um prato maravilhoso para esta virada, porque o ano entra com Exu, que foi gerado por Iemanjá, que é a deusa das águas”.
Para ter sorte e prosperidade, as dicas são as seguintes: “Será muito bom ter um galhinho de arruda e um galhinho de folha de louro, além de uma moeda e uma cédula. A cédula e a moeda no seu bolso são para que você tenha dinheiro, enquanto os galhos serão seu talismã. A cor de roupa essencial para o ano de 2018 é a branca, porque traz paz”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS