Cremerj alerta sobre crise no sistema público de saúde
Matheus Berriel 11/12/2017 23:21 - Atualizado em 14/12/2017 15:58
No último sábado, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), Nelson Nahon, divulgou uma nota de alerta devido à grave crise em que se encontra o sistema público de saúde. Na nota, responsabilizou exclusivamente o governador Luiz Fernando Pezão e os prefeitos, alegando “omissão e desprezo aos princípios constitucionais” por parte destes, colocando, assim, a população sob risco.
De acordo com Nelson Nahon, foi constatado em diversas fiscalizações que faltam insumos e profissionais nos serviços públicos de Saúde no âmbito do Rio de Janeiro. A nota também cita que “os médicos estão trabalhando em condições extremamente precárias, sem que as autoridades proporcionem os meios necessários para a real preservação da vida e da saúde dos pacientes, ao mesmo tempo em que tentam passar a falsa ideia de que tudo se encontra dentro da normalidade”.
O presidente do Cremerj em Campos, Makhoul Moussalem, concordou com o teor da nota do órgão: “Acabam jogando a culpa em cima do médico pela má administração em todos os níveis. Se a assistência é ruim, o culpado é o médico. Mas as pessoas esquecem que o médico precisa de condições para trabalhar”.
A Prefeitura informou que a rede de Saúde possui mais de mil médicos concursados que estão com os salários em dia e que mantém diálogo com todas as categorias. Também foi informado que a secretaria de Saúde segue adotando medidas para garantir o abastecimento das unidades de saúde com medicamentos e insumos.
O Governo do Estado não se manifestou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS