Câmara aprova revisão da planta genérica de Campos
Aldir Sales 29/11/2017 20:53 - Atualizado em 01/12/2017 14:03
Câmara Municipal
Câmara Municipal / Antônio Leudo
Com polêmicas e discussões acaloradas, a Câmara de Campos aprovou, nesta quarta-feira (29), com a maioria dos votos a revisão no valor da planta genérica, um dos quesitos que incide sobre o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De acordo com o líder do governo na Casa, Fred Machado (PPS), o reajuste será aplicado em 35% dos terrenos do município, mas vai excluir a área central, zona rural e a população mais carente, que terão isenção. Na prática, segundo o parlamentar, o aumento será sentido por cerca de 5% da população com mais poder aquisitivo e vai gerar um acréscimo de R$ 10 a R$ 15 milhões no orçamento anual.
O líder do governo também levou para o plenário vários volumes de documentos e relatórios obtidos durante as investigações da CPI das Rosas, da qual ele é presidente, e investiga o contrato milionário da Prefeitura na última gestão com a empresa Emec, para paisagismo e manutenção de jardins. Já no final da sessão, Fred pediu a ampliação do prazo para os trabalhos da comissão.
Um dos momentos mais tensos da sessão foi quando o vereador Jorginho Virgílio (PRP), que integra a base do governo do prefeito Rafael Diniz (PPS) na Câmara, votou contra o projeto, alegando falta de tempo para análise. Na sequência, José Carlos (PSDC), não demorou para alfinetar o colega de bancada. “Quem está em cima do muro está com o diabo. Se não está satisfeito que saia”.
Jorginho teve o apoio de Silvinho Martins (PRP) e vereadores da oposição, como Thiago Ferrugem (PR) e Thiago Virgílio (PTC), e, no final da votação, voltou à tribuna para se defender. “Meu posicionamento não é surpresa. Falei ontem (terça-feira) com o chefe de gabinete do prefeito, com o presidente Marcão e com Fred qual seria o meu voto hoje. E peço a José Carlos que, quando for falar de mim, que fale o meu nome. Não fico em cima do muro, pelo contrário, eu tenho posição e por isso votei assim hoje”, declarou.
Além de Jorginho, também votaram contra o projeto de lei os parlamentares Thiago Ferrugem, Thiago Virgílio, Linda Mara (PTC), Kellinho (PR), Josiane Morumbi (PRP), Miguelito (PSL) e Ozéias (PSDB).
Durante a sessão, Silvinho, que também é líder do grupo G5, anunciou que Marcos Bacellar (PDT) passa a integrar a bancada, que agora se chama G6. Além dos dois, fazem parte Marcelo Perfil (PHS), Igor Pereira (PSB), Enock Amaral (PHS) e Jorginho Virgílio. (A.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS