Desempenho de universidades
06/09/2017 01:02 - Atualizado em 06/09/2017 17:56
O resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016, que avalia o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em Campos há alguns destaques positivos como o Isecensa, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e Faculdade de Medicina (FMC). De 4,3 mil graduações que passaram pelo crivo do governo, 27% tiveram nota 1 e 2, consideradas insatisfatórias, entre elas está o Uniflu, no curso de Odontologia, e também outras universidades. O resultado foi divulgado no blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa e hospedado na Folha 1.
O Isecensa conseguiu conceito máximo de 5 no curso de Educação Física; conceito 4 no de Enfermagem; e 3 em Fisioterapia. Para a vice-diretora do Isecensa, Elizabeth Landim, o resultado é fruto de um trabalho sério de ensino, extensão e pesquisa: “Contamos ainda com uma infraestrutura de ponta, um projeto pedagógico de excelência e um corpo docente comprometido, somando a uma direção que se mantém atualizada com o que há de maior inovação na academia. E se buscarmos nosso histórico no exame, os resultados não são diferentes. O curso de Educação Física nunca garantiu outra nota além de 5. Já nas últimas avaliações de Administração e Engenharia, alcançamos as maiores notas da cidade”.
Outra instituição que também teve destaque foi a Uenf, apesar dos problemas que tem enfrentado. A universidade obteve conceito 4 em Medicina Veterinária, sendo a terceira melhor graduação do Estado do Rio. A Uenf conseguiu ainda conceito 3 em Agronomia e Zootecnia. Para o reitor Luís Passoni, a universidade é de excelência e não pode deixar que esse destaque caia no esquecimento: “A Uenf é uma universidade com credibilidade e essa avaliação foi de 2016, de alunos que não foram atingidos pela crise. Mas, isso mostra que não podemos deixar que o ensino se perca e vamos lutar para continuar com excelência”.
A equipe de reportagem tentou contato o Uniflu, mas até o fechamento da edição não foi dada resposta. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS