Janot denuncia Lula e Dilma por organização criminosa
06/09/2017 00:33 - Atualizado em 08/09/2017 15:30
Rodrigo Janot
Rodrigo Janot / Divulgação
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou nessa terça-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ex-ministros da Fazenda Guido Mantega e Antonio Palocci pelo crime de organização criminosa.
Também foram denunciados a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o ex-ministro Paulo Bernardo, marido da parlamentar, e os ex-tesoureiros do PT João Vaccari e Edinho Silva.
Na denúncia, Janot sustenta que os acusados formaram uma organização criminosa no Partido dos Trabalhadores para receber propina desviada da Petrobras durante as investigações da Operação Lava Jato.
— Pelo menos desde meados de 2002 até 12 de maio de 2016, os denunciados integraram e estruturaram uma organização criminosa com atuação durante o período em que Lula e Dilma Rousseff sucessivamente titularizaram a Presidência da República para cometimento de uma miríade (grande número) de delitos, em especial contra a administração pública em geral — sustenta Janot.
Caberá ao ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, notificar os acusados a apresentarem resposta e levar o caso à Segunda Turma do STF, que decidirá se eles viram ou não réus pelo crime.
De acordo com o procurador-geral, a “organização criminosa” do PT é “parte de uma organização criminosa única, que congrega, pelo menos, os partidos PT, PMDB e PP, bem como núcleos diversos”. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS