Desfile cívico marca Dia da Independência
Jhonattan Reis 06/09/2017 18:20 - Atualizado em 08/09/2017 13:55
Desfile Cívico
Desfile Cívico / Folha da Manhã
O tradicional desfile cívico acontece nesta quinta-feira (7), no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), em Campos, para celebrar o Dia da Independência do Brasil. O evento contará com a participação de 14 escolas municipais, estaduais e particulares, além de 18 bandas e fanfarras. A solenidade de abertura será iniciada às 8h. Por volta das 8h30, a 2ª Companhia de Infantaria do Exército, a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros abrirão os desfiles. Em seguida, desfilarão as unidades escolares e entidades sociais. Em Farol de São Thomé, o desfile acontecerá no dia 17, às 9h.
De acordo com a superintendência de Comunicação da Prefeitura, as unidades escolares do município que irão desfilar são as seguintes: Escola Municipal Olga Linhares, Colégio Municipal 29 de Maio, Escola Municipal Amaro Prata Tavares, Ciep Vila Lobos, Escola Municipal Donana, Escola Municipal Dr. Francisco Manoel, Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz, Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, Escola Municipal Maria Lúcia, Escola Municipal Iniciação Agrícola José Francisco Mota Vasconcelos e Centro Educacional Municipal do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Açúcar de Campos (Cemstiac).
O desfile também terá as presenças dos colégios estaduais Nilo Peçanha e João Pessoa, e da Escola Adventista, da rede particular.
Ainda segundo a superintendência, com a finalidade de adequar a comemoração da Semana da Independência à atual situação financeira do município, a comissão organizadora — formada por representantes do Gabinete do Prefeito, da superintendência de Entretenimento e Lazer e da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) — optou pela unificação dos eventos que eram feitos em Guarus e na área central. Para isso, foram disponibilizados 31 ônibus para o transporte de alunos das escolas de Guarus, Baixada e outras localidades.
A chefe de cerimonial, Daniela Tinoco, explicou que será montada uma única estrutura para que todas as unidades escolares possam participar.
— Isso também foi feito para que a população possa ser recebida com toda a organização que for necessária. Todas as escolas do município foram convidadas. É importante que as pessoas percebam que o Cepop é de todos — disse ela, que falou, ainda, sobre a importância da integração de todos os setores.
— Tem sido fundamental para a organização do evento. Tanto Exército quanto Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros não pouparam esforços para que tudo ocorra dentro da programação, assim como as secretarias e superintendências municipais.
O gerente de Bandas e Fanfarras da Smece, Fábio Mattos, agradeceu o empenho dos instrutores e alunos.
— Sabemos da importância que é para os alunos desfilarem levando o nome da sua escola. É um dos momentos mais preciosos para as bandas e fanfarras. Os músicos esperam o momento de entrar na avenida para executar instrumentos com garra, disciplina e alegria, mostrando todo aprendizado que foi desenvolvido nos ensaios que foram feitos durante o ano todo — relatou.
Data — De acordo com o Portal Brasil, Dom Pedro, em 1822 — pouco mais de sete meses depois do Dia do Fico (9 de janeiro), quando ele tomou a decisão definitiva de ficar no Brasil, ignorando as ordens da corte para que retornasse —, determinou a ruptura política entre Brasil e Portugal. Em 7 de setembro daquele ano, foi proclamada, oficialmente, a independência do Brasil, em São Paulo. Quando regressou ao Rio de Janeiro, Dom Pedro foi aclamado imperador e coroado com o título de Dom Pedro I, em dezembro de 1822.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS