Chequinho: alegações finais apresentadas pelo advogado de Garotinho
Suzy Monteiro 07/09/2017 01:31 - Atualizado em 08/09/2017 15:36
Anthony Garotinho
Anthony Garotinho / Michelle Richa
Faltando um minuto para o encerramento do prazo, o advogado do ex-secretário municipal de Governo Anthony Garotinho, Carlos Fernando dos Santos Azeredo, devolveu os autos do processo que estavam com a defesa desde o último dia 28. Além disso, ele apresentou as alegações finais — último passo antes da sentença. A Ação Penal que aponta o ex-governador como possível comandante do “escandaloso esquema” do uso político do Cheque Cidadão, segundo investigações do Ministério Público Eleitoral (MPE), está conclusa para decisão do juiz Ralph Manhães. Mas o fim da demanda judicial está longe de acontecer. Nessa quarta-feira (6), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin pediu informações à presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Jocqueline Montenegro, sobre a resignação do magistrado para atuar na 100ª Zona Eleitoral.
Carlos Fernando é o quinto advogado a representar Garotinho no processo. Antes dele, estiveram à frente da defesa do ex-governador os renomados escritórios de Fernando Fernandes e Rafael Farias. Fernando foi demitido no início de julho, dias depois de um desentendimento público com o cliente, na sala de audiências do Fórum de Campos, onde acontecia o interrogatório do réu.
Em seguida, Garotinho contratou Rafael Farias, mas, às vésperas de entregar as alegações finais, ele foi destituído. Depois passou a circular um áudio atribuído ao advogado, em que dizia que estava se desligando do caso por impossibilidade de uma atuação diante do que classificou de irregularidades.
Dois outros defensores também foram desligados: Thiago Godoy e Carlos Eduardo Ferraz. Um advogado dativo chegou a ser nomeado pelo juiz, mas também pediu desligamento. Um segundo advogado dativo apresentou as alegações finais. Porém, no dia 17 de agosto, no primeiro dia de férias de Ralph Manhães, Garotinho nomeou novo advogado. O juiz substituto Geraldo Batista deu prazo até essa quarta-feira para as alegações.
Informação — Em Brasília, onde o ex-governador esteve nessa quarta-feira com o advogado Thiago Godoy, o ministro e corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, Herman Beijamin, pediu informações sobre a redesignação de Ralph Manhães para a 100ª Zona Eleitoral.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS