Hemocentro reforça pedido de doações
Julia Beraldi 08/09/2017 14:34 - Atualizado em 08/09/2017 15:19
Hemocentro de Campos
Hemocentro de Campos / Paulo Pinheiro
Único banco de sangue público das regiões Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro, o Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado (HFM) mantém apelo a doadores, especialmente neste feriadão. O estoque da unidade está razoável, mas doações dos tipos O, A e B, fator negativo, continuam em baixa. Nesta sexta-feira (8), segundo funcionários, a expectativa era de alcançar 100 doações. O hemocentro funciona no HFM, diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Virgínia Maria Grande de Souza Belo, 41 anos, levou a filha Lara, de 16 anos, ao hemocentro. “Temos uma irmã da igreja internada no hospital, precisando de sangue B positivo. Na igreja, fizemos uma campanha pedindo doação, porque ouvimos que a cirurgia dela poderia ser adiada. Assim, eu e minha filha viemos contribuir, doando sangue”, contou.
A família de Marizete Laurindo usa redes sociais para pedir doação de sangue para a senhora, internada na Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra. Em Campos, Marcelo Azeredo Nunes, 50 anos, doador de sangue há 16 anos, fez, nesta sexta, sua terceira doação anual.
  • Hemocentro de Campos

    Hemocentro de Campos

  • Hemocentro de Campos

    Hemocentro de Campos

  • Hemocentro de Campos

    Hemocentro de Campos

  • Hemocentro de Campos

    Hemocentro de Campos

— Faço quatro doações por ano. Comecei a doar sangue quando tive um irmão acidentado e, na época, tivemos muita dificuldade de conseguir sangue para ele. Para tentar evitar que outras famílias passem pela mesma situação, estou aqui, fazendo a terceira doação e, ainda este ano, doarei meu sangue mais uma vez — disse o doador.
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsável legal. Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS