Hemocentro precisa de doação para manter nível do estoque
07/09/2017 00:28 - Atualizado em 08/09/2017 14:01
Doação de sangue
Doação de sangue / Paulo S.Pinheiro
O Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado reforça pedido por doação de sangue. O estoque da unidade está razoável, mas doações dos tipos O, A e B fator negativo continuam em baixa, segundo a assistente social da unidade Maria Gonçalves, e preocupa pelo feriado da Independência. O hemocentro funciona no HFM, diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Único banco de sangue público das regiões Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro, o hemocentro de Campos atende 25 instituições hospitalares — nove em Campos e 16 outras espalhadas por 14 municípios. Para atender a toda esta demanda, seria preciso que 2,5% da população da região doasse sangue regularmente. Porém, este número não chega nem a atingir 1,5% desta população.
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsável legal. Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS