Chequinho: ação entra em fase decisiva
Suzy Monteiro 06/09/2017 00:46 - Atualizado em 08/09/2017 15:32
Ex-governador Garotinho
Ex-governador Garotinho / Folha da Manhã
Termina nesta quarta-feira (6) o prazo dado pelo juiz Geraldo Batista, que substituiu Ralph Manhães na 100ª Zona Eleitoral durante as férias, para que o advogado Carlos Fernando dos Santos Azeredo apresente as alegações finais na Ação Penal (AP) na qual o ex-secretário municipal de Governo, Anthony Garotinho (PR), é réu, no caso Chequinho. O advogado está com os autos desde o último dia 28. Ainda que, a exemplo dos advogados anteriores, não apresente as alegações - peça fundamental e sem a qual não é possível uma sentença - a AP já tem este movimento, entregue pelo advogado dativo Antônio Carlos Guzzo no último dia 22. Nessa terça-feira (5), Ralph negou novo pedido de arquivamento e de suspeição da Ação e disse que ela está totalmente digitalizada, portanto, pronta para sentença.
Desde julho, o ex-secretário já destituiu vários advogados: Primeiro foi o renomado Fernando Fernandes. Depois foi contratado Rafael Farias, também destituído. Em seguida, os advogados Thiago Godoy e Carlos Eduardo Ferraz. Todos tiveram negada autorização do então cliente de apresentarem as alegações. Por último, o ex-governador chegou a representar a si próprio.
Ralph Manhães nomeou um advogado dativo, Amyr Moussallem, que deixou o cargo também sem entregar as alegações. Ralph, então, antes de sair de férias, no último dia 16, nomeou um segundo dativo, Antonio Carlos Guzzo.
Porém, no dia seguinte, o acusado Anthony Willian, como citou o juiz substituto, ingressou com petição indicando ter outorgado procuração a Carlos Fernando dos Santos Azeredo. O magistrado, então, deferiu, no dia 24, prazo até o dia 6 de setembro para fins de apresentação de alegações finais.
Mas, em 22 de agosto, o segundo dativo havia apresentado as alegações, com 86 páginas, em que pediu absolvição sumária do réu ou, caso o juiz não concorde, que estabeleça pena mínima. O dativo também pediu nulidade da Ação Penal e suspeição dos agentes envolvidos.
Em seu blog, o ex-governador afirmou que iria tomar medidas cabíveis contra o advogado dativo, além de questionar sua competência na área eleitoral, o que foi repudiado pela OAB de Campos, que divulgou nota de repúdio contra o político.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS