Parklet que era construído na orla de Grussaí é furtado
08/09/2017 17:48 - Atualizado em 08/09/2017 17:58
Reprodução Instagram
Um legado do Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura (EREA), que acontece no Balneário de Atafona. Era o que os integrantes do Nós Coletivo Criativo, junto com os participantes do EREA, queriam deixar na orla da praia de Grussaí, em São João da Barra, com a construção de um Parklet, que é uma espécie de praça sustentável. Só que antes mesmo da conclusão da estrutura, que seria nesta sexta-feira, todo o material já montado foi furtado.
Confira a nota oficial
“Ontem, os integrantes do Nós Coletivo Criativo, junto com os participantes do EREA Goytacá (Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura), por meio de uma Oficina do evento, iniciou a construção de um Parklet na orla da Praia de Grussaí, em São João da Barra/RJ.
Para quem ainda não conhece, os Parklets são uma espécie de extensão das calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio em locais destinados, anteriormente, ao estacionamento de carros. Destacamos que, para execução deste projeto, contamos com a Prefeitura de São João da Barra, que autorizou a construção do Parklet e, inclusive, nos incentivou e acreditou em nós, Arquitetos e Urbanistas e estudantes de Arquitetura e Urbanismo.
Foi um dia muito agradável, de trabalho duro e contamos com a ajuda de mais de 50 colaboradores (estudantes e arquitetos), de várias partes do país. Ontem, durante a execução do espaço, recebemos diversos comentários de moradores do entorno, dizendo que gostaram da proposta e de estarmos construindo, gratuitamente, algo para aquela comunidade. Inclusive, essa é uma das propostas do EREA: deixar algum legado para a comunidade que o abriga durante os dias do evento (que está acontecendo no Balneário de Atafona).
Hoje, quando chegamos ao local para concluir a construção do Parklet, o mesmo estava vazio e já não havia mais nada do que foi construído. Durante a madrugada, alguém foi ao local com um carro do tipo caminhonete, cortou os lacres que usamos para fixar o local, retirou a estrutura inteira e levou-a em uma FIAT STRADA (COR PRATA), ou seja, ROUBOU o Parklet que estávamos construindo para a comunidade local.
Os Arquitetos e Urbanistas do Nós Coletivo, junto com os estudantes que participaram da execução do espaço e a Comissão Organizadora do EREA Goytacá estão muito tristes com o ocorrido, pois, além de todo trabalho que tivemos, em vão, a comunidade que já estava gostando do ambiente ficará sem ele! Uma pessoa privou o direito de todos usarem o espaço que preparávamos com tanto carinho, amor e dedicação.
Pedimos desculpas à comunidade local por, infelizmente, não termos tempo e material para (re)construir. | @noscoletivo”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]