Para estimular a microempresa
15/08/2017 20:42 - Atualizado em 21/08/2017 17:11
Prefeitura Municipal de Campos
Prefeitura Municipal de Campos / Folha da Manhã
As microempresas, as de pequeno porte e o microempreendedor individual de Campos, contam agora com uma lei irá proporcionar a esses negócios um tratamento diferenciado e favorecido. A prefeitura de Campos acaba de publicar no Diário Oficial a sanção da lei que tem origem num projeto do Executivo e aprovado na Câmara de Vereadores no último dia 9.
A lei regulamentou no plano municipal a chamada Lei Geral, de âmbito federal, inclusa nas leis 123, 147 e 155, que promove a flexibilização no trâmite para abertura de empresas, estímulo à inovação e acesso ao crédito, dentre outras vantagens.
— Campos é o primeiro dos 92 municípios fluminenses a regulamentar a Lei Geral. E além de fomentar os negócios locais, gerando emprego e renda, também deve incentivar as pessoas a deixar a informalidade — afirmou o subsecretário de Compras Governamentais, Thiago Dias.
Uma das vantagens é a simplificação de tributos, tendo um critério único para quem tem faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. Com a lei, as micro e pequenas empresas também passam a ter direito de participar de licitações públicas.
Dentre as vantagens para quem for beneficiado pela lei estão: o registro e legalização de empresas simplificados, regime tributário especial e facultativo, fiscalização orientadora para os pequenos negócios, maior facilidade para exportação pelas pequenas empresas, simplificação das relações de trabalho, incentivo ao associativismo e estímulo ao crédito.
Segundo o Sebrae, a partir do cruzamento de dados do Ministério do Trabalho, nos últimos dez anos as micro e pequenas empresas concentraram o maior número de empregos no Brasil.
Para cada emprego que uma grande empresa criou em 2016, uma micro ou pequena gerou um e meio. São pequenos negócios com até quatro funcionários, mas que atualmente são responsáveis por mais de 70% da geração de empregos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS