Audiência abre leque de possibilidades
25/04/2017 11:50 - Atualizado em 25/04/2017 14:18
Antônio Leudo
Turismo é discutido na Câmara / Antônio Leudo
Um leque de possibilidades foi aberto em audiência pública, nessa segunda-feira (24), na Câmara Municipal de Campos com o tema “Legislativo Estadual em prol do Fortalecimento do Turismo”, da comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado Rio (Alerj). Projeto rejeitado no governo da ex-prefeita Rosinha pode ser um dos primeiros a sair do papel: o trem turístico que vai ligar Campos a São Fidélis com incentivo do governo federal, com custo zero para os municípios.
O presidente da Câmara, Marcão Gomes, levantou possibilidades. “Temos belezas naturais e um centro histórico cultural muito rico. Podemos fazer ações em conjunto, unindo Câmara, prefeitura, secretaria do Estado e instituições, como implantar um calendário de eventos, abrir um diálogo com as cidades vizinhas para pensarmos juntos em ações”, disse.
O deputado Federal Paulo Feijó, convidado, falou de projeto pronto para sair do papel. “O que me traz aqui é um projeto de operação de um trem de turismo, ligando Campos a São Fidélis. Um projeto com custo zero para o município, pois já acertamos com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a linha e com a FCA (Ferrovia Centro Atlântica) os vagões de passageiros. Acredito que seja um projeto com potencial e a custo zero. Não contei com boa vontade do governo anterior de Campos. Agora conto com o apoio do prefeito Rafael Diniz, além dos vereadores da Câmara”, afirmou o deputado.
O secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio, lembrou da expansão do turismo religioso. Assim como, o prefeito Rafael Diniz lembrou ações em curso. “Uma das nossas ações é a elaboração da documentação para incluir Campos no roteiro estadual. Queria solicitar que o Governo Estadual também tenha olhos para o turismo fluminense”, disse Rafael, destacando a parceria com prefeitos da região.
Comte Bittencourt, membro da Comissão de Turismo da Alerj, disse que não falta potencial, como aeroporto, rede hoteleira e circuito gastronômico “invejável”. O diretor de Turismo do município, Júnior Lucena, apresentou dados do Inventário Turístico e anunciou para o dia 30 de maio um seminário para tratar da questão.
O vereador Jorginho Virgílio (PRP) cobrou a retomada das obras da Ponte Integração, importante ligação entre os municípios de São João da Barra (SJB) e São Francisco de Itabapoana (SFI).
O presidente da Comissão de Turismo da Alerj ouviu todas as demandas e propostas. “Quero dedicar essa audiência a todo o povo do Norte Fluminense em especial à população de Campos”, ressaltou.
Também compareceram o deputado estadual Gil Viana; diretor de Planejamento da TurisRio, César Werneck; o presidente estadual do Convention Bureau, Marcos Navega; a secretária de Turismo Esporte e Lazer de Cardoso Moreira, Fabiana Menezes; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quissamã, Arnaldo Matoso; secretário de Turismo e Eventos de Casimiro de Abreu, Victor Ferreira Varela; secretário adjunto de Turismo de Macaé, além dos vereadores de Campos, Geraldinho de Santa Cruz, Abdu Neme, Fred Machado, Genásio, Joilza Rangel, Abu, Igor Pereira, Neném, Enock Amaral. (D.P.P.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS