Turismo é "filão econômico"
24/04/2017 11:05 - Atualizado em 25/04/2017 18:11
Divulgação
/ Divulgação
Filão econômico, mas muito pouco explorado pelos municípios do interior do Estado, apesar do potencial, o turismo está em foco. O município de Quissamã, por exemplo, participa do projeto “Embaixadores do Jurubatiba”, desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e Ministério do Meio Ambiente, com apoio do Instituto Estadual do Ambiente, Secretaria de Turismo do Estado e Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. A formatação do projeto coube ao Sebrae. Já Campos sedia na tarde desta segunda-feira (24), pela primeira vez, reunião da Comissão de Turismo da Alerj, às 15h. O município de São João da Barra tem se empenhado para alavancar o turismo religioso. No fim de semana, milhares de peregrinos visitaram ao município em louvor a tradicional festa de Nossa Senhora da Penha, em Atafona.
No caso de Quissamã, a finalidade do projeto “Embaixadores de Jurubatiba” é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, incentivando o empreendedorismo e o fortalecimento da economia no entorno do Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba (Parna), criado no dia 28 de abril de 1998.
De acordo com o administrador Marcelo Pessanha, o Parque é considerado por especialistas como a Unidade de Conservação (UC) mais bem preservada do país.
Localizado no Norte do estado do Rio de Janeiro, ele abrange os municípios de Macaé (1%), Carapebus (34%) e Quissamã (65%), estendendo-se por uma área de aproximadamente 60 km de comprimento por 10 km de largura em planícies arenosas.
Várias atividades estão sendo oferecidas ao visitante nos finais de semana, como passeio de caiaque pelas lagoas, onde é permitido o banho desde que seja autorizado pelo Parque, passeio em veículo tracionado no trecho entre o Centro de Visitantes e a Lagoa Preta (Quissamã), com possibilidade de banho na lagoa. Este passeio pode ser realizado pelo próprio visitante, caso possua veículo tracionado, sendo necessária autorização da Unidade, ou através de prestadores de serviços já cadastrados junto ao Parque, passeio de barco pelo canal Campos-Macaé, no trecho entre as lagoas Paulista e Carapebus, podendo ser realizado pelo próprio visitante ou através dos prestadores de serviço cadastrados e observação de aves nas trilhas, praia, lagoa e canais, desde que previamente autorizados.
O coordenador de Turismo, da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Quissamã, Luiz Carlos Fonseca, explicou que a ideia é ter melhor conservação do Parque, a partir da sua utilização pelos visitantes.
Comissão da Alerj em Campos, na Câmara
Nesta segunda, Campos vai receber a comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado Rio (Alerj), às 15h, quando será realizada a audiência pública “Legislativo Estadual em prol do Fortalecimento do Turismo” no plenário da Câmara Municipal. Campos tem como destaque, mal explorado, o turismo cultural e seu casario histórico, além de sua vocação natural para o turismo de negócios.
— É uma oportunidade única receber a comissão de Turismo. Um importante movimento de sensibilização de toda a sociedade para que o turismo seja entendido como um viés de captação de recursos considerando nosso forte potencial e que ainda não foi trabalhado devidamente — disse Júnior Lucena, diretor de Turismo, do departamento da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico.
Segundo Lucena, que é também vice-presidente do Fórum Estadual de secretários de Turismo do Rio de Janeiro (FEST), Campos tem capacidade para desenvolver o turismo de eventos, o de negócios e o rural. “O rural se insere hoje no de aventura e no ecoturismo” explicou ele.
Junior informou que a audiência vem acompanhada de outras ações que serão implementadas como a realização do “I seminário de Turismo” que acontecerá em Campos no mês que vem.
A vinda da comissão de Turismo da Alerj foi articulada no último mês em reunião com o deputado estadual Comte Bittencourt.
Espaço para turismo religioso na região
Em março, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, assinou o termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, desenvolvido pelo Ministério do Turismo. Desativado no município pela gestão passada, o programa é para promover a interação de todas as ações desempenhadas pelo Ministério do Turismo nos municípios. O objetivo é apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo. O município aparece em destaque pelo seu grande potencial para o turismo religioso. 
Elder Amaral - Paraybano
Festa de Nossa Senhora da Penha / Elder Amaral - Paraybano
Na Semana Santa, por exemplo, realiza a Procissão do Fogaréu. Sua existência é registrada desde o final do século XIX e representa o resgate histórico, cultural e religioso com a encenação da perseguição dos soldados romanos a Jesus Cristo, em Jerusalém. Considerado também um atrativo turístico nesta época do ano.
A Festa de Nossa Senhora da Penha é outro atrativo turístico, além da homenagem aos santos do circuito junino do município. (D.P.P.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS