Campos segue vacinando população
Paula Vigneron 21/03/2017 11:11 - Atualizado em 21/03/2017 14:49
Paulo Pinheiro
Terceiro dia de vacinação em massa / Paulo Pinheiro
Neste quarto dia de vacinação em massa, campistas formaram filas para a vacinação contra a febre amarela, em Campos. No Centro de Saúde do Campos-Centro, até às 10h30 desta terça (21), aproximadamente 300 pessoas haviam recebido a vacina e outras centenas de pessoas aguardavam a sua vez. Mãe de três filhos, a dona de casa Miguila de Fátima Medeiros afirmou que, nesta manhã, a espera na fila não foi demorada.
— Acho que deveria ter acontecido antes. Não era para esperar chegar a esse estado de calamidade. Ouvi falar que há pessoas que esperam duas, três horas para serem atendidas. Deveriam ter conscientizado a população antes. Tem muita gente com medo, querendo se vacinar — opinou a moradora do Parque Leopoldina, que optou por levar a filha de nove meses e o filho de 14 anos ao posto por ser o mais perto de sua casa. Segundo ela, seu marido e o outro filho, de nove, ainda serão vacinados.
Outro ponto de vacinação da cidade é o polo II do Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA), na antiga Apic. De acordo com a enfermeira Vânia Betzel, a procura no espaço tem sido grande. Nessa segunda-feira (20), o balanço foi de aplicação de 1.356 vacinas, das 8h às 16h.
— A demanda é sempre alta. Geralmente, entre 15h e 15h30, nós distribuímos senhas para organizar a população dentro do horário. A princípio, a vacinação ocorrerá até o final de abril, mas há outra informação de que, mesmo acabando o período mais grave, haverá vacinas enquanto a população procurar. Portanto, não há necessidade de dormir na fila ou chegar às 5h. Além disso, nós damos declaração para comprovar (para escola, trabalho e estágio) que comprovam o tempo que a pessoa esperou. Todo mundo receberá vacina — informou Vânia.
O atendimento prosseguirá até às 16h. Para ser vacinado, é necessário que crianças de até 12 anos portem carteira de vacinação e adultos, documento de identificação.
De acordo com a Vigilância em Saúde de Campos, em três dias de vacinação em massa, o município imunizou 43.207 pessoas. Segundo dados do órgão, no sábado (18), primeiro dia da ação, foram 10.120 pessoas vacinadas. No domingo (19), mais 13.778 estiveram nos polos e, na segunda-feira (20), o balanço foi fechado em 19.309 imunizados. 
A ação segue  nos seguintes postos: Secretaria de Saúde, CRTCA I e II, Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB), Ginásio do CCH na Uenf, UBS de Ururai, UBS do Joquei, UBS da Penha, Hospital São José, Fundação Rural de Campos, Centro de Saúde de Guarus, UBS Alair Ferreira, UBS de Farol de São Tomé, Vila Olímpica do Parque Guarus, UBS e Ciep de Travessão.
A vacina é destinada a pessoas entre 9 meses e 60 anos de idade, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde. Não devem receber a dose pessoas com câncer, com HIV positivo, com alergia a proteína do ovo e gelatina, que fazem uso de medicamentos como corticoide, gestantes e lactantes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS