Campos inicia vacinação em massa da população contra a febre amarela
Marcus Pinheiro 18/03/2017 10:38 - Atualizado em 19/03/2017 18:33
  • Secretário de Estado de Saúde em Campos

    Secretário de Estado de Saúde em Campos

  • Secretário de Estado de Saúde em Campos

    Secretário de Estado de Saúde em Campos

  • Vacinação na FRC

    Vacinação na FRC

  • Vacinação na FRC

    Vacinação na FRC

  • Vacinação em UBS da Penha

    Vacinação em UBS da Penha

  • Vacinação em UBS da Penha

    Vacinação em UBS da Penha

  • Vacinação em UBS da Penha

    Vacinação em UBS da Penha

A movimentação foi intensa na manhã deste sábado (18), nos postos montados para vacinação em massa contra a febre amarela, em Campos. Durante toda a manhã, milhares de pessoas se aglomeraram em filas sob o sol escaldante e em algumas unidades vacinais. Por conta da elevada demanda, em alguns lugares, como foi o caso da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Penha, a espera chegou a cinco horas. O secretário de Estado de Saúde Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior esteve no município e, acompanhado pelo prefeito Rafael Diniz, visitou a UBS da Penha. Luiz Antônio também esteve em outros municípios do Estado para acompanhar de perto o trabalho de cerco contra a doença que já matou uma pessoa em Casimiro de Abreu.
— A imunização é mais uma ação preventiva para evitar que o vírus da febre amarela se propague pelo Estado. O povo está aderindo e estamos contando com a parceria dos municípios e do Ministério da Saúde — disse Luiz Antônio.
De acordo com o corretor de imóveis Douglas da Conceição Silva, 28 anos, ele teria chegado, acompanhado pela esposa e filho de 2 anos, por volta das 7h à UBS da Penha. No entanto, em razão da grande fila formada no entorno da unidade, somente teria conseguido receber a dose às 11h40. “Esperamos por quase cinco horas para receber a vacina, mas, perseveramos e conseguimos. Agora estamos todos, minha esposa, filho e eu imunizados”, contou o corretor de imóveis.
Segundo a diretora da UBS da Penha, Nelma Guimarães Canellas Galvão, toda a população irá ser vacinada, conforme deliberação da secretaria municipal de Saúde. “Todos podem ficar tranquilos, que não faltarão doses. Para este sábado a meta era vacinar duas mil pessoas até às 16h. Até às 9h15 já havíamos imunizado mais de 100”, afirmou a diretora.
O cenário de grandes filas também se repetiu em outros postos de vacinação. Na Fundação Rural de Campos (FRC), segundo informações repassadas pela administradora de Vigilância em Saúde, Celeste Gomes, as pessoas teriam começado a aglomeração nas proximidades do portão principal da fundação ainda na noite de sexta-feira (17). “Para manter a ordem na fila e o conforto na hora de vacinar, realizamos uma triagem ainda do lado externo do parque, liberando a entrada de 100 pessoas por vez”, esclareceu a administradora. Celeste informou ainda que a expectativa de alcance para este sábado era de três mil pessoas.
  • Vacinação na ABB

    Vacinação na ABB

  • Vacinação em massa tem início em Campos

    Vacinação em massa tem início em Campos

  • Vacinação na ABB

    Vacinação na ABB

  • Vacinação na ABB

    Vacinação na ABB

  • Vacinação na Uenf

    Vacinação na Uenf

  • Vacinação na Uenf

    Vacinação na Uenf

  • Vacinação na Uenf

    Vacinação na Uenf

  • Vacinação na Uenf

    Vacinação na Uenf

A professora Karoline Carvalho dos Santos Alves, 23 anos, que levou toda a família para ser imunizada na FRC, contou que a espera foi longa, mas que a sensação de garantia de saúde vale a pena. "Cheguei antes das 8h e aguardei mais de duas horas na fila. Mas, agora, estamos todos imunizados", disse.
Quem elegeu a Fundação Municipal de Esportes como um posto ideal para a garantia da vacina precisou ter paciência. Durante toda a manhã, a fila formada em frente à unidade de campanha contornou o prédio da Fundação, começando na rua dos Goitacazes e seguindo até a rua Padre Ângelo Siqueira. O local foi considerado pelos presentes como “o posto com a maior fila deste sábado”. Assim como na UBS da Penha, a espera pela vacina ultrapassou as quatro horas, como informou o administrador de empresas Antônio Júnior, 35 anos. “Cheguei antes das 7h e até agora (11h) não consegui ser vacinado. Acredito que este seja um dos postos mais cheios”, disse. Segundo a enfermeira, Viviane Rodrigues, até as 11h foram vacinadas cerca de 350 pessoas, na Fundação. “A meta é imunizar 1,5 mil. Mas, não há motivo para preocupações, já que tem dose para todos. Se faltar a secretaria de Saúde enviará mais doses”, explicou.
Prefeito tranquiliza a população
O prefeito Rafael Diniz (PPS) também pede calma a sociedade campista e garante que terá vacina para todos. “Hoje a gente iniciou uma vacinação em massa. Peço para a população ter calma, pois tem vacina para todo mundo. Estamos recebendo todas as doses de vacina. Obviamente que as pessoas querem tomar a vacina logo, por medo da doença. E por este motivo, hoje (sábado) e domingo iremos manter seis postos de vacinação distribuídos pelo município, em funcionamento. Durante a semana, mais postos estarão disponíveis. Pedimos calma. Toda a população será vacinada”, afirmou o prefeito.
Em Campos, haverá vacinação sábado e domingo, das 8h às 16h, na Fundação Rural de Campos, na Pecuária; Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB), no Centro; Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); Vila Olímpica do Parque Guarus; Ciep de Travessão; e Unidade Básica de Saúde (UBS) da Penha, com número ilimitado de doses.
Área de vacinação ampliada
Nessa sexta-feira (17), a secretaria de Estado de Saúde anunciou uma nova ampliação da área de vacinação no Rio de Janeiro e incluiu as cidades de São João da Barra, Quissamã e Carapebus no bloqueio.Estado inclui SJB, Quissamã e Carapebus, no Norte Fluminense, e outras cinco da Região dos Lagos.
Em SJB, a imunização começou neste sábado, na Unidade de Saúde Felix de Sá (sede do município) e nas unidades 24h do Açu, Barcelos e Grussaí.
A secretaria de Saúde de Macaé informou que, até sexta, 80 mil doses da vacina foram aplicadas no município e que a força-tarefa continua durante este final de semana. Ao todo, dez postos atendem a população, sendo seis deles 24 horas por dias.
Fotos: Paulo Pinheiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS