Familiares, amigos e políticos dão último adeus ao ex-vereador José Carlos
Catarine Barreto e Rodrigo Gonçalves 09/06/2023 10:50 - Atualizado em 09/06/2023 21:37
  • Sepultamento do ex-vereador José Carlos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Sepultamento do ex-vereador José Carlos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Sepultamento do ex-vereador José Carlos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Sepultamento do ex-vereador José Carlos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Sepultamento do ex-vereador José Carlos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Sepultamento do ex-vereador José Carlos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Sepultamento do ex-vereador José Carlos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Sepultamento do ex-vereador José Carlos (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Sepultamento do ex-vereador José Carlos (Fotos: Genilson Pessanha)

    Sepultamento do ex-vereador José Carlos (Fotos: Genilson Pessanha)

Familiares, amigos e políticos de Campos deram o último adeus ao ex-vereador José Carlos Monteiro, que morreu aos 62 anos nessa quinta-feira (8) no Hospital Geral de Guarus (HGG), onde ficou internado por mais de 30 dias. O velório aconteceu nesta sexta-feira (9) na Câmara de Vereadores, de onde saiu um cortejo até o cemitério Campo da Paz para o sepultamento. José Carlos deixa a esposa, nove filhos e vários netos.
 O filho de José Carlos, Daniel Monteiro, se emocionou ao falar sobre o pai e o quanto ele foi dedicado à família. "Fico até sem palavras para falar sobre o meu pai. Ele sempre foi nosso espelho, nossa base. A morte dele foi um baque para todos nós. Nunca vou sentir uma dor igual a essa. Sempre fui apaixonado pelo meu pai. Ele sempre foi tudo para a gente. Tudo que ele fez, tudo o que ele viveu foi pela gente, pela família. Ele nem pensava nele, pensava na família", declarou.
A mãe de José Carlos, dona Maria, de 87 anos, também acompanhou todos os ritos fúnebres, desde o velório até o cortejo e sepultamento.
O cortejo saiu da Câmara em direção a avenida 28 de Março, passando pelo Turfe Clube, bairro onde o ex-parlamentar morava e que era um de seus maiores redutos eleitorais. Em seguida, o cortejo passou pelo Capão até chegar ao cemitério Campo da Paz. No sepultamento, familiares e amigos fizeram depoimentos em homenagens a José Carlos. Uma salva de palmas, louvores e orações também marcaram a despedida.
O ex-prefeito de Campos, Rafael Diniz, falou com carinho do amigo, destacando a lealdade e força do ex-vereador. "Um amigo que a política me deu, na relação que a gente fez fortalecer ainda mais depois dos nossos mandatos. 'Zé' deixa um exemplo de lealdade, força, coragem e de capacidade de enfrentamento. Era um homem que cuidava dos seus, sendo família, amigos e eleitores. Abria mão das próprias coisas para ajudar aos outros. Muito autêntico, verdadeiro e um cara de coração enorme e vai deixar uma história linda na política, mas especialmente na vida pessoal, para quem teve o prazer de conhecer ele pessoalmente. Pedir que Deus conforte o coração da mãe dele especialmente e de todos nós" lamentou.
  • Velório aconteceu na Câmara (Fotos: Genilson Pessanha)

    Velório aconteceu na Câmara (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Velório aconteceu na Câmara (Fotos: Genilson Pessanha)

    Velório aconteceu na Câmara (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Velório aconteceu na Câmara (Fotos: Genilson Pessanha)

    Velório aconteceu na Câmara (Fotos: Genilson Pessanha)

O vereador de Campos, pastor Marcos Elias contou que não trabalhou com José Carlos, mas acompanhou o trabalho dele e percebeu o quanto ele fazia a diferença na família e em seu mandato. "Eu não tive a oportunidade de trabalhar com ele, mas pude acompanhar o trabalho de José Carlos nas sessões quando eu vinha assistir ou quando o encontrava em algum lugar. E deu para ver, conversando com as pessoas que eram mais próximas a ele, nós conseguimos extrair o quanto ele fez a diferença tanto no seu mandato como na sua família e com seus amigos", disse.

Ele fez uma oração no velório e contou o que aconteceu enquanto José Carlos estava internado. "Eu fiz uma oração e sempre me coloco a disposição porque eu sempre digo que eu estou vereador, mas eu sou pastor. Então fizemos uma oração, cantamos um louvor junto com o bispo Gilberto. Acima de tudo, também houve a decisão que José Carlos tomou mesmo estando no hospital, onde ele aceitou Jesus como Senhor e Salvador da vida, sendo batizado", comentou Marcos Elias.
"Nossa relação com Zé Carlos sempre foi muito boa. Até em um momento muito difícil que eu e thiago passamos, Zé Carlos sempre foi nosso amigo, sempre esteve ali para estender a mão para a gente. Na última terça-feira à noite tivemos lá, eu e Thiago Virgílio fomos fazer uma visita a ele. Chegou a conversar com a gente uns 40 minutos que ficamos lá. Uma perda lamentável. Era um vereador que trabalhou muito. Que Deus conforte o coração dos familiares e dos nossos também", disse o vereador Juninho Virgílio.
Também compareceram ao velório os ex-vereadores Thiago Virgílio, Jorge Magal, Kelinho, Marcelo Perfil, entre outros.
"Quando cheguei aqui (na Câmara), eu já conhecia José Carlos por morar no mesmo bairro. Desde a minha adolescência eu já acompanhava Zé Carlos nos gramados, porque foi um grande jogador de futebol também. E chegando aqui foi muito fácil para mim pela relação de amizade que nós tínhamos e me fez aprender muito com ele, me aproximei dele e tirava minhas dúvidas, minha falta de experiência, minha falta de conhecimento. Zé Carlos me ensinou muito nessa Casa e devo muito no meu crescimento, no meu desenvolvimento político, ao conhecimento que ele me passou pela experiência que ele já tinha. Sempre me orientando a tomar as decisões corretas, positivas, assim como ele era. Um cara bem positivo, de uma linha firme ao qual eu peguei de modelo para mim. Além de cidadão que fará muita falta a nossa sociedade, Campos perde um grande político", disse o ex-vereador Marcelo Perfil.
  • Cortejo seguiu até o Campo da Paz (Fotos: Genilson Pessanha)

    Cortejo seguiu até o Campo da Paz (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Cortejo seguiu até o Campo da Paz (Fotos: Genilson Pessanha)

    Cortejo seguiu até o Campo da Paz (Fotos: Genilson Pessanha)

Amigo de infância, o ex-vereador Abu contou que aprendeu muito com Zé Carlos. "É um momento muito triste, de profunda dor. José Carlos é uma amizade construída desde a infância, pois somos do mesmo bairro e crescemos juntos. Um cara que sempre foi lutador. Toda a população sabe como ele era representativo enquanto ele esteve no serviço público e deixa uma saudade imensa. Nós sempre tivemos uma excelente convivência e eu aprendi muito com ele. Agora pedimos a Deus que ele descanse em paz. Vamos sentir muito falta, mas José deixa um legado muito importante para todos nós", lamentou.
"Trabalhamos juntos e ele sempre defendia a bandeira que assumia em prol da população. Uma pessoa guerreira, trabalhador. Que Deus o tenha e conforte a família e o tenha em seus braços", disse o ex-vereador Jairinho.
"Era um amigo de bola, de infância. Era um cara explosivo, mas carinhoso. Era um cara direto, firme nas suas colocações e defensor dos seus amigos. Há dois meses estive com ele, falamos sobre novas caminhadas, da possibilidade de voltarmos a Câmara. Uma pessoa do bem, isso resume o José", expressou o ex-vereador Miguelito, que também mantinha uma relação de amizade com José Carlos desde a infância.
"Ele era um querido, um irmão, parceiro que nós adquirimos na Câmara. Uma amizade verdadeira, duradora e estamos sentido muito. E o que vai ficar para a gente são boas lembranças, tudo que vivemos juntos, dos nossos encontros e das risadas. E é com essa certeza que nós nos despedimos de José Carlos hoje, com alegria, gratidão a Deus por ter permitido essa amizade sincera e duradora e que Deus possa estar fazendo uma festa no céu para recebê-lo" contou o ex-vereador Genásio.
O vereador Paulo Arantes destacou o legado deixado por José Carlos. "Ele deixa um legado que nos deixa na admiração pelo trabalho dele. Um cara sempre muito guerreiro, um vereador de posicionamento. É uma perda muito grande para o nosso município porque nós perdemos um homem, amigo e um cara trabalhador", disse o vereador.
"Ele foi um militante político, conhecido cabo eleitoral que teve privilégios de ser vereador e com tal cargo, dentro das suas condições, procurou fazer o melhor na Câmara em benefício ao povo de Campos e temos que reconhecer que ele tinha uma paixão pela vida pública", disse o secretário municipal da Casa Civil, Suledil Bernardino. 
"Tive o prazer de ter sido vereador com ele durante dois mandatos. E fora da Câmara a gente tinha uma amizade bem bacana, viajamos muito para Brasília, para o Rio. A gente teve muitas histórias, muitas risadas, muitos momentos bons. Na mesma intensidade que Zé era explosivo, ele era aquele cara de se entregar, de ajudar as pessoas. Não media esforços em ajudar seus amigos, seus filhos, seus netos. Sempre muito preocupado, sempre muito presente na vida da família. A gente lamenta muito porque é uma perda não só para a gente que é amigo, mas uma perda para a nossa cidade porque ele era um cara muito trabalhador, sempre buscou o melhor para nossa população. Não tinha papas na língua, como a gente fala, quando era para poder defender a população", declarou o ex-vereador Thiago Virgílio.

"O Zé Carlos foi meu eleitor, depois nós fomos vereadores juntos. Fomos situação, fomos oposição. Anteontem, eu e meu irmão estivemos no HGG e a filha dele estava lá. Eu só pude dizer uma coisa, li o versículo do João 3;16: 'Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu único filho para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna'. Porque eu não podia fazer nada pelo companheiro, o que eu podia pedir por ele era isso. Fica essa palavra e que a gente entenda que amanhecemos sem saber se vai anoitecer e anoitece sem saber se vai amanhecer", disse o ex-vereador Kelinho.
"Fomos vereadores juntos. Zé Carlos era um cara muito simples, foi vereador com mandato que não subiu a cabeça. Um cara que sempre esteve à disposição da população. Não mediu esforço para ajudar o próximo. Esse foi o Zé Carlos. Ele deixou um legado maravilhoso para a família, para os amigos, para todos nós que trabalhamos juntos", declarou o ex-vereador Magal.
Outros depoimentos
Nessa quinta-feira (8), o prefeito Wladimir Garotinho, através de uma rede social, lamentou a morte de José Carlos. "Acabo de ser informado do falecimento do ex Vereador Zé Carlos, pela sua filha Rafaela. Estive com eles no Hospital semana passada, onde pude dar o último abraço, trocar algumas palavras e ouvir que ele havia sido batizado ali mesmo por uma enfermeira, tendo aceito Jesus Cristo como seu salvador", disse. 
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e quem era o atual líder político de José Carlos, o deputado estadual Rodrigo Bacellar foi outro a usar uma rede social para se pronunciar. "Um amigo de palavra, firme e leal. Nunca levava desaforo para casa, e falava com o coração, sem meias palavras. Ficam os exemplos e o legado de um homem que deixou sua marca na política de Campos", escreveu Rodrigo, em legenda de fotos ao lado ao ex-vereador.
O presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Marquinho Bacellar, também publicou uma nota de pesar em suas redes. A Câmara, através de Marquinho, decretou luto de três dias pela morte do ex-vereador. "Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento, aos 62 anos, do ex-vereador e grande amigo da família Bacellar, José Carlos Gonçalves Monteiro, na manhã desta quinta-feira (8). Zé era um homem íntegro, humano e que lutou com muita dignidade pela nossa cidade", lamentou.
Presidente da Câmara de Campos durante o segundo mandato de José Carlos, o ex-vereador Marcão Gomes foi outro que lamentou a partida do colega. "Gostaria de externar os meus sentimentos a toda família do José Carlos, que foi vice-presidente durante o meu biênio. Foi um vereador combativo, sempre defendendo a melhoria na qualidade dos serviços públicos em nossa cidade . Que Deus o acolha em seu reino", declarou Marcão.
Outro ex-presidente da Câmara, o vereador Fred Machado falou sobre José Carlos em sua redes sociais: "Um homem de posição firme, com um amor enorme por nossa cidade. Íntegro, um amigo fiel. Um lutador".
Edson Batista, atual vereador e presidente da Câmara durante o primeiro mandato de José Carlos, disse que ele foi um vereador guerreiro e de muita luta. "Zé Carlos foi vereador comigo durante minha presidência da Câmara, de 2013 a 2016. Ele foi um vereador guerreiro, de muita força e lutas. Descanse em paz e que Deus conforte os familiares e amigos", escreveu Edson.
O deputado estadual Thiago Rangel prestou condolências aos familiares e amigos de José Carlos. "É com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-vereador de Campos dos Goytacazes, José Carlos. Que Deus possa estar consolando a família e amigos", disse por uma rede social.
Em uma postagem que mostra José Carlos ao lado do pai, Gil Vianna, falecido há três anos por covid, o vereador Bruno Vianna lamentou e classificou José Carlos como um vereador de posição firme.
— Hoje estamos nos despedindo de um grande amigo. Zé Carlos foi um homem de posição firme, mas com um coração gigante. Tenho muita gratidão por toda a amizade e carinho que ele tinha com o meu pai. Muito obrigado, Zé — disse Bruno
Outro a se manifestar foi o advogado José Paes Neto, ex-procurador geral do município. "Uma grande perda. Pessoa do bem, leal, trabalhadora. Que Deus o receba em seus braços", disse José Paes Neto.
O deputado estadual licenciado e atual secretário estadual de Habitação, Bruno Dauaire, também falou sobre a perda de José Carlos: "Lamento muito a morte do ex vereador Zé Carlos, homem trabalhador e de posições firmes. Meus sentimentos a toda sua família e a todos aqueles que o admiravam".
Colega de José Carlos nos tempos de Câmara, o ex-vereador Jorginho Virgílio inclusive morava próximo a ele. "É com extrema tristeza que recebo a notícia da morte do amigo, vizinho e ex-vereador Zé Carlos. Zé é um grande amigo da minha família, e também tive o prazer de exercer o meu mandato de vereador com ele, entre 2017 a 2020. Descanse em paz, meu amigo", declarou Jorginho.
Trajetória
Eletricista de formação e ex-chefe do posto do Detran do Shopping Estrada, José Carlos é conhecido por sua atuação política firme, sendo eleito vereador pela primeira vez em 2012 e se reelegendo em 2016. Na última eleição à Câmara, obteve 1.288 votos.
Em abril de 2021, José Carlos foi hospitalizado por conta da Covid-19 e chegou a ficar com 75% dos pulmões afetados pela doença.
Além de político, o ex-vereador também foi um entusiasta do Carnaval campista. Durante muito tempo, inclusive, presidiu o bloco de samba Unidos do Capão (Bruc).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS