José Carlos, ex-vereador de Campos, morre aos 62 anos
Éder Souza e Rodrigo Gonçalves 08/06/2023 12:30 - Atualizado em 09/06/2023 09:07
Divulgação
Morreu no início da tarde desta quinta-feira (08), no Hospital Geral de Guarus, o ex-vereador de dois mandatos José Carlos Gonçalves Monteiro (Cidadania), aos 62 anos. A informação foi confirmada pela própria unidade de saúde. José Carlos estava internado no HGG desde o dia 15 de maio e seu estado de saúde nos últimos dias era grave, de acordo com uma nota enviada pela assessoria de comunicação da Prefeitura. A Câmara Municipal, da qual José Carlos chegou a ser vice-presidente, decretou luto oficial de três dias. O velório acontece na Câmara de Vereadores e o sepultamento está previsto para 11h desta sexta-feira (09), no cemitério Campo da Paz.
— Ex-vereador desta Casa de Leis por dois mandatos (2012-2016, 2016-2020), José Carlos atuou em benefício da nossa cidade e era muito querido pelos colegas parlamentares. O ex-parlamentar deixa esposa e filhos. Aos familiares, nossas condolências e sinceros votos de paz, conforto e força para enfrentar essa trágica perda — diz a nota, em nome dos 25 vereadores.
O prefeito Wladimir Garotinho, através de uma rede social, lamentou a morte de José Carlos. "Acabo de ser informado do falecimento do ex Vereador Zé Carlos, pela sua filha Rafaela. Estive com eles no Hospital semana passada, onde pude dar o último abraço, trocar algumas palavras e ouvir que ele havia sido batizado ali mesmo por uma enfermeira, tendo aceito Jesus Cristo como seu salvador", disse. 
  • Velório acontece na Câmara (Fotos: Genilson Pessanha)

    Velório acontece na Câmara (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Velório acontece na Câmara (Fotos: Genilson Pessanha)

    Velório acontece na Câmara (Fotos: Genilson Pessanha)

  • Velório acontece na Câmara (Fotos: Genilson Pessanha)

    Velório acontece na Câmara (Fotos: Genilson Pessanha)

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e quem era o atual líder político de José Carlos, o deputado estadual Rodrigo Bacellar foi outro a usar uma rede social para se pronunciar. "Um amigo de palavra, firme e leal. Nunca levava desaforo para casa, e falava com o coração, sem meias palavras. Ficam os exemplos e o legado de um homem que deixou sua marca na política de Campos", escreveu Rodrigo, em legenda de fotos ao lado ao ex-vereador.
O presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Marquinho Bacellar, também publicou uma nota de pesar em suas redes. A Câmara, através de Marquinho, decretou luto de três dias pela morte do ex-vereador 
— Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento, aos 62 anos, do ex-vereador e grande amigo da família Bacellar, José Carlos Gonçalves Monteiro, na manhã desta quinta-feira (8). Zé era um homem íntegro, humano e que lutou com muita dignidade pela nossa cidade — lamentou. 
Rafael Diniz, ex-prefeito de Campos e que foi vereador ao lado de José Carlos, também usou as redes sociais para falar do político. José Carlos foi da base de Rafael na Câmara durante o mandato como prefeito. 
— E hoje nos despedimos do nosso grande amigo Zé Carlos. Um amigo/irmão que a política me deu, a quem serei eternamente grato por sua amizade, respeito e lealdade. Tive a honra de ser vereador ao seu lado e, depois, de tê-lo com um dos grandes quadros de nossa base. E mesmo depois do fim de nossos mandatos, mantivemos nossa amizade e convívio, fortalecendo ainda mais nossa irmandade. Nos falamos na segunda passada por telefone, só não sabíamos que seria a última vez — disse o ex-prefeito.
Presidente da Câmara de Campos durante o segundo mandato de José Carlos, o ex-vereador Marcão Gomes foi outro que lamentou a partida do colega. "Gostaria de externar os meus sentimentos a toda família do José Carlos, que foi vice-presidente durante o meu biênio. Foi um vereador combativo, sempre defendendo a melhoria na qualidade dos serviços públicos em nossa cidade . Que Deus o acolha em seu reino", declarou Marcão.
Outro ex-presidente da Câmara, o vereador Fred Machado falou sobre José Carlos em sua redes sociais: "Um homem de posição firme, com um amor enorme por nossa cidade. Íntegro, um amigo fiel. Um lutador". 
Edson Batista, atual vereador e presidente da Câmara durante o primeiro mandato de José Carlos, disse que ele foi um vereador guerreiro e de muita luta. "Zé Carlos foi vereador comigo durante minha presidência da Câmara, de 2013 a 2016. Ele foi um vereador guerreiro, de muita força e lutas. Descanse em paz e que Deus conforte os familiares e amigos", escreveu Edson. 
O deputado estadual Thiago Rangel prestou condolêcias aos familiares e amigos de José Carlos. "É com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-vereador de Campos dos Goytacazes, José Carlos. Que Deus possa estar consolando a família e amigos", disse por uma rede social. 
Em uma postagem que mostra José Carlos ao lado do pai, Gil Vianna, falecido há três anos por covid, o vereador Bruno Vianna lamentou e classificou José Carlos como um vereador de posição firme.
— Hoje estamos nos despedindo de um grande amigo. Zé Carlos foi um homem de posição firme, mas com um coração gigante. Tenho muita gratidão por toda a amizade e carinho que ele tinha com o meu pai. Muito obrigado, Zé — disse Bruno 
Outro a se manifestar foi o advogado José Paes Neto, ex-procurador geral do município. "Uma grande perda. Pessoa do bem, leal, trabalhadora. Que Deus o receba em seus braços", disse José Paes Neto. 
O deputado estadual licenciado e atual secretário estadual de Habitação, Bruno Dauaire, também falou sobre a perda de José Carlos: "Lamento muito a morte do ex vereador Zé Carlos, homem trabalhador e de posições firmes. Meus sentimentos a toda sua família e a todos aqueles que o admiravam".
Colega de José Carlos nos tempos de Câmara, o ex-vereador Jorginho Virgílio inclusive morava próximo a ele. "É com extrema tristeza que recebo a notícia da morte do amigo, vizinho e ex-vereador Zé Carlos. Zé é um grande amigo da minha família, e também tive o prazer de exercer o meu mandato de vereador com ele, entre 2017 a 2020. Descanse em paz, meu amigo", declarou Jorginho.
No último dia 29, um vídeo do ex-vereador, feito no HGG, foi publicado nas redes sociais dele, no qual o próprio José Carlos atualizou parentes e amigos sobre o que levou à sua internação.
— Estou há aproximadamente 30 dias entre idas e vidas para casa e para o HGG internado. Operei duas vezes o rim, e quando eu pensei que a coisa ia ser sanada, apareceu um problema na vesícula e me apareceu também o problema no fígado. Hepatite medicamentosa, né? Foi tanto remédio que eu tomei — disse o vereador em trecho do vídeo, em que demontrou confiança. — Já está dando tudo certo (...) Vamos sair dessa, em nome do Senhor Jesus — concluiu.
A postagem do vídeo logo ganhou várias mensagens de apoio. “Meu amigo José Carlos, torcendo para você melhorar logo em nome de Jesus, Deus abençoe você amigo, Deus no controle de tudo”, escreveu um dos seguidores do ex-vereador.
Eletricista de formação e ex-chefe do posto do Detran do Shopping Estrada, José Carlos é conhecido por sua atuação política firme, sendo eleito vereador pela primeira vez em 2012 e se reelegendo em 2016. Na última eleição à Câmara, obteve 1.288 votos.
Em abril de 2021, José Carlos foi hospitalizado por conta da Covid-19 e chegou a ficar com 75% dos pulmões afetados pela doença.
Além de político, o ex-vereador também foi um entusiasta do Carnaval campista. Durante muito tempo, inclusive, presidiu o bloco de samba Unidos do Capão (Bruc).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS