Cinco presos não retornaram após "saidinha de Natal" em Campos
Yasmim Lima 16/01/2025 17:40 - Atualizado em 16/01/2025 19:00
Presídio Carlos Tinoco da Fonseca
Presídio Carlos Tinoco da Fonseca / Foto: Folha da Manhã
 
Cinco presos que receberam o benefício da “saidinha de Natal’ ainda não retornaram para as unidades prisionais de Campos. O benefício de Visita Periódica ao Lar foi concedido pela justiça no período entre os dias 24 e 30 de dezembro.
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap-RJ), das três unidades prisionais localizadas no município, ao todo, 112 presos receberam o benefício.
Presídio feminino Nilza da Silva Santos
Presídio feminino Nilza da Silva Santos / Divulgação
No Estado do Rio, quase 200 custodiados que receberam o benefício não retornaram às cadeias e já são considerados foragidos. A justiça concedeu a 1.494 detentos a saidinha de Natal. Com o encerramento do prazo, cerca de 206 presos faltaram. Desse número, 10 se reapresentaram nos dias seguintes. 196 ainda são procurados pelas autoridades.
Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro
Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro / Folha da Manhã
A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap-RJ) explicou que a concessão da Visita Periódica ao Lar, assim como os requisitos e os prazos a serem atendidos pelos presos beneficiados, são determinados pela Lei de Execução Penal (LEP) e concedidos pela Justiça, “cabendo à secretaria apenas cumprir a decisão e informar à Vara de Execuções Penais todos os casos em que o preso não retornar dentro do prazo determinado”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS