Três jovens gestantes estão na UTI com suspeita de Influenza em Campos
Hospital Plantadores de Cana
Hospital Plantadores de Cana / Divulgação
Três casos suspeitos de Influenza, responsável pelo vírus da gripe, em gestantes, vêm preocupando gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As pacientes de 25, 23 e 18 anos de idade estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Plantadores de Cana (HPC). O secretário de Saúde, Paulo Hirano, faz um apelo para que todas as grávidas busquem os postos de imunização para se protegerem contra a gripe, dada a atual situação com múltiplas viroses que circulam na cidade, incluindo a Covid-19, dengue, chikungunya e influenza.

“O Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação contra a gripe devido à gravidade do vírus, especialmente para as gestantes, que são mais vulneráveis por conta de uma série de fatores da gestação. Portanto, nós convocamos todas as grávidas para que busquem as nossas unidades para receberem suas doses”, ressaltou.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, infectologista Charbell Kury, também reforça a necessidade de prevenção por meio da vacinação, especialmente durante este período de elevada incidência da doença. Ele destaca que a patologia pode ser fatal, principalmente para os grupos mais vulneráveis.

“Esses três casos suspeitos de Influenza acendem um grande alerta na nossa cidade. Já sabíamos que março seria um mês de forte incidência de casos da doença, que tem uma evolução mais grave do que a Covid-19, principalmente nos grupos prioritários, entre eles as gestantes. Enfatizo que o momento de se prevenir é agora. Vacinem-se”, orientou o médico.

A Campanha de Vacinação contra Influenza começou na última segunda-feira (25), em 21 postos espalhados pelo município. Neste primeiro momento, estão sendo imunizados idosos, crianças menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, trabalhadores da educação, entre outros públicos.

Em Campos, em 2023, somando todos os grupos prioritários, a cobertura foi de 51,9%. Foram imunizadas 1.761 gestantes e 77 puérperas, sendo que a estimativa do município era de vacinar 5.083 e 835, respectivamente. Para este ano, a estimativa é de imunizar 4.771 gestantes e 784 puérperas.
Grupos prioritários
Os grupos que devem se vacinar são as pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses, 29 dias; povos indígenas; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas com deficiência permanente (PcDs); professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; trabalhadores da saúde; pessoas em situação de rua; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos); trabalhadores do transporte rodoviário coletivo para passageiros urbanos e de longo curso; caminhoneiros; trabalhadores portuários; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS