Feira do Pescado da Semana Santa já funcionando na rua das Palmeiras
Ao todo, são 17 barracas disponíveis, das 6h às 14h
Ao todo, são 17 barracas disponíveis, das 6h às 14h / Foto: Divulgação
A Feira do Pescado para a Semana Santa foi iniciada nesta quarta-feira (27) e vai até sexta (29), na Rua das Palmeiras, em frente à Cidade da Criança. Ao todo, são 17 barracas disponíveis, das 6h às 14h, com venda de pescado e hortaliças. A feira é uma realização da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca e conta com a participação da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ).

Neste ano, a novidade é que a Feira do Pescado foi montada com as novas barracas padronizadas que foram entregues pelo prefeito Wladimir Garotinho no final do ano passado. As novas barracas possuem padrão único, com tendas de 3 m x 2 m, novos tabuleiros de 2 m x 1 m, e os feirantes trabalham com jalecos, bonés e aventais para aqueles que manipulam o pescado.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior, explica que a Feira é um evento importante do município, porque ajuda na produção de pescados da região e incentiva a comercialização na região.

“A gente cria esses ambientes para integrar o pescador com a comunidade, em um lugar agradável, no Centro da cidade, com facilidade de estacionamento e acesso a pontos de ônibus. Até sexta-feira esperamos que a população compareça para contribuir com a geração de emprego e renda dos nossos pescadores. Além dessa feira, temos as feiras itinerantes que acontecem de terça a domingo em bairros distintos do município. O governo municipal tem investido fortemente na melhoria da qualidade de barracas novas e estruturas de armazenamento, para que o nossos feirantes e pescadores tenham melhores condições de trabalho”, enfatizou o secretário.

O chefe do Escritório Regional do Norte Fluminense da FIPERJ, Luís Barbabe Castillo, disse que a iniciativa da Prefeitura de Campos é muito importante para o pequeno pescador. “Estar apoiando o pequeno pescador é de grande importância, porque, além de fornecer peixes de qualidade, mostra um pouco da história deles e valoriza o produto local. Acredito que, juntando esses fatores, a gente tem uma expectativa muito boa para o período da Semana Santa”, disse.

“É a primeira vez que venho aqui e enalteço a estrutura montada para a comercialização do pescado. Tudo de muita qualidade, o que facilita uma melhor escolha do produto para a Semana Santa. Além disso, a localização ficou ótima e acessível para mim”, disse o consumidor José Roberto Manhães.

Também pela primeira vez na Feira do Pescado, Edna Tavares disse que aproveitou para comprar os pescados para a Semana Santa. “O local é ótimo porque dá acesso a todo mundo que passa pela Avenida 28 de Março. Eu acho a Feira muito importante, porque estamos em um momento de celebração. Além disso, o preço está acessível, com produtos variados”, ressaltou a consumidora.

Feirante, Jocyane Carvalho, que estava ajudando o seu pai, falou da expectativa de vendas nos três dias. “Aqui na área central, as vendas costumam ser mais altas e estamos com uma expectativa boa para esses três dias. Esse incentivo que a Prefeitura vem dando aos feirantes e pescadores ajudam muito na comercialização mais rápida dos produtos, destacou.
Feira fica na rua das Palmeiras, em frente à Cidade da Criança
Feira fica na rua das Palmeiras, em frente à Cidade da Criança


Ao todo, foram montadas 15 barracas que irão comercializar peixes de água continental (água doce) e marítima (água salgada) e duas barracas para hortaliças. Outra novidade é a praça de alimentação, com vendas de peixe frito, iscas de peixe, salgadinhos de pescado, cantão de peixe, dentre outros derivados.

De acordo com a Coordenação de Feiras, cerca de 8 mil pessoas devem passar pela Feira do Pescado durante os três dias e gerar em torno de R$ 150 mil de vendas.
Fonte: Secom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS