Dia D da Saúde agiliza exames para a população de Campos
Ícaro Barbosa 05/08/2022 16:04 - Atualizado em 05/08/2022 16:51
O "Dia D da Saúde" está acontecendo até às 17h desta sexta-feira (5) na Secretaria Municipal de Saúde. O evento, que conta com a presença de laboratórios conveniados, oferece serviços como vacinação, orientação nutricional, higiene bucal, atualização e realização de cadastro do cartão do SUS, além da distribuição de preservativos. O objetivo, nas palavras da diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo é: "trazer a população para perto."
O evento começou às 8h e pela manhã e início da tarde a movimentação era grande. No local profissionais especializados faziam testes de glicemia, exames de sangue e aferiam a pressão arterial de quem se interessasse. Os resultados vão poder ser coletados pelos munícipes a partir de segunda-feira (8) nos laboratórios conveniados. 
Uma dessas pessoas era o eletricista Edson Salvador, de 53 anos. Ele conversou com a equipe da Folha da Manhã:  
- Fiz um exame de sangue, um emograma completo que estava precisando, aproveitando a feira. Isso agilizou muita coisa, porque já estava precisando fazer a algum tempo e estava muito ruim de marcar. Agora vou pegar na segunda e ver os resultados, mas essa ação ajudou muito.  
A Folha também conversou com a principal coordenadora do "Dia D da Saúde", Bruna Araújo, diretora do DACA: "ueremos não só trazer a população para perto, mas fazer com que ela conheça os serviços ofertados pela secretaria de Saúde. O objetivo do governo Wladimir Garotinho é proporcionar uma assistência de qualidade, conscientizando as pessoas sobre os cuidados que elas devem ter com a saúde”, afirmou Bruna. 


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar nesta sexta-feira (05) o “Dia D da Saúde”. A ação, que vai acontecer na área externa da secretaria, das 8h às 17h, visa marcar o Dia Nacional da Saúde, comemorado no dia 05 de agosto. Vários serviços, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia e exame de sangue para check-up, serão disponibilizados à população.

Profissionais que atuam nos laboratórios conveniados ao município estarão presentes para coletar o sangue daqueles que assim desejarem.

Posteriormente, segundo a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, a pessoa deverá se dirigir ao laboratório para pegar o resultado.

Haverá ainda vacinação, orientação nutricional, higiene bucal, atualização e realização de cadastro do cartão do SUS, além da distribuição de preservativos e apresentação de todos os programas.

“Queremos não só trazer a população para perto, mas fazer com que ela conheça os serviços ofertados pela secretaria de Saúde. O objetivo do governo Wladimir Garotinho é proporcionar uma assistência de qualidade, conscientizando as pessoas sobre os cuidados que elas devem ter com a saúde”, afirmou Bruna. A secretaria fica situada à Rua Voluntários da Pátria, 185, no Centro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS