Bombeiros atuam para apagar fogo em vegetação próximo ao Shopping Estrada
Dora Paula Paes 05/08/2022 16:04 - Atualizado em 05/08/2022 16:52
  • Fogo em vegetação (Foto: Rodrigo Silveira)

    Fogo em vegetação (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Fogo em vegetação (Foto: Rodrigo Silveira)

    Fogo em vegetação (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Fogo em vegetação (Foto: Rodrigo Silveira)

    Fogo em vegetação (Foto: Rodrigo Silveira)

Alerta de fogo em vegetação às margens da BR 101, na área do Shopping Estrada, neste momento, em Campos. O Corpo de Bombeiros está no local combatendo os focos. As chamas prejudicam a visibilidade dos motoristas que seguem pela BR-101. Alguns bairros foram afetados pela falta de energia.
A fumaça pode ser vista de vários bairros da área central. O clima quente e o vento são fatores que contribuem para o período de fogo em vegetação, nesta época do ano. Todos os municípios do Norte e Noroeste Fluminense sem em alerta máximo para o problema. 
A concessionária Arteris Fluminense, que administra a BR 101, alerta para importância da direção segura na estação mais fria e seca do ano, por isso, montou uma cartilha com série de orientações.
Atenção também à fumaça

O inverno também pede atenção com relação à fumaça na pista, causada pelo tempo mais seco. Quando o motorista se depara com fumaça na pista, a direção se torna um verdadeiro desafio, com baixíssima visibilidade, o que é extremamente perigoso. A Arteris, que promove ações de conscientização de direção segura, destaca algumas orientações para ajudar motoristas ao se depararem com focos de fumaça na pista.

Adote uma direção defensiva: ao avistar fumaça, reduza a velocidade e respeite sempre os limites de velocidade da via. Em caso de baixa visibilidade, reduza a velocidade a níveis ainda mais seguros de direção. Assim, é possível ter mais tempo de reação no caso de ser surpreendido por outro veículo, pessoa ou animal.

Cuide da qualidade do seu ar: feche os vidros do veículo, para que ninguém respire a fumaça. Se o ar-condicionado estiver ligado, ative a recirculação do ar.

Mantenha distância: cuide para manter e/ou aumentar a distância do veículo à frente, o que trará mais segurança em uma frenagem de emergência.

Faróis baixos: use sempre os faróis baixos, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. Em casos de baixa visibilidade por fumaça, nunca ligue o farol alto, pois ele se reflete nas pequenas gotículas do ar e fuligem, e ofusca ainda mais o motorista do veículo que vier no sentido contrário.

Nunca pare na via; no acostamento, só se não houver opção: em nenhuma hipótese o motorista deve parar o carro na via ou utilizar o pisca-alerta com o veículo em movimento. O acostamento só deve ser utilizado em caso de emergência e com o pisca-alerta ligado.

Pisca-alerta, só com o carro parado: jamais use o pisca-alerta em movimento, somente quando estiver com o veículo parado no acostamento. Acione o pisca-alerta apenas em caso de emergência ou pane. Caso contrário, isso causará confusão para o motorista que estiver atrás, que poderá ter a impressão de que o seu veículo está parado na pista de rodagem ou sinalizando uma mudança de pista, o que aumenta o risco de acidente.

Evite se expor à fumaça: se for possível observar que um trecho à frente está comprometido com fumaça, busque um lugar seguro, como postos de serviços. Ao trafegar, se conseguir enxergar através da fumaça, dirija devagar e com os faróis e lanternas ligados. Não se arrisque. Se a visibilidade estiver muito prejudicada, busque um local para estacionar e espere a condição da via melhorar. Procure ainda saber as condições prévias da via. Você pode conferir as condições da BR-101 RJ/Norte pelo Twitter no perfil @Arteris_AFL.

Manutenção em dia: faça a revisão do veículo. Verifique, além da pressão dos pneus, o alinhamento e balanceamento das rodas, níveis de óleo do motor e da água no radiador, o sistema elétrico e as luzes.
Faça sua parte contra as queimadas 
É possível fazer sua parte contra as queimadas. A maioria dos acidentes começa com pequenas fogueiras, muitas vezes iniciadas por bitucas de cigarro jogadas pela janela dos veículos. Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir mais incêndios.

Em caso de fumaça na rodovia, procure um local seguro para parar e comunique à Arteris Fluminense por meio do telefone gratuito 0800 282 0101, assim como ao Corpo de Bombeiros (telefone: 193) e à Polícia Rodoviária, informando o local ou proximidade da queimada.

Não solte balões, não faça fogueiras no período de seca nem atire bituca de cigarro acesas pela janela do veículo. Pequenas ações podem gerar grandes desastres.

Se tiver uma propriedade rural, sempre obtenha as autorizações legais com os órgãos competentes antes da realização de queimadas controladas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS