Éder Souza
23/06/2023 15:14 - Atualizado em 23/06/2023 16:26
Wladimir Garotinho no Folha no Ar
/
Genilson Pessanha
O prefeito Wladimir Garotinho anunciou nesta sexta-feira (23) uma coletiva de imprensa para falar sobre o reajuste salarial dos servidores públicos. O evento acontecerá na terça-feira (27), às 10h, no auditório da prefeitura. Na última terça-feira (20), o Sindicato dos Servidores (Siprosep) aprovou a contraproposta de reajuste de 10%, oferecida pelo prefeito, durante assembleia. Como o Blog Opiniões adiantou (aqui) também nessa terça, o reajuste seria anunciado oficialmente pelo prefeito nos próximos dias. Foi o que o seu chefe de gabinete, o ex-vereador Thiago Ferrugem (União), indicou no Folha no Ar na terça, na Folha FM 98,3.
Após dois meses de negociações, o Siprosep informou que o reajuste de 10% garante a reposição inflacionária de 2023 e também a de 2024, o que significa o uso de todo limite existente dentro da lei de responsabilidade fiscal atualmente. Para aprovação, foram apenas 3 votos contrários na assembleia que reuniu quase 300 trabalhadores na sede do sindicato.
Em nota, o município informou que mantém as bases da proposta apresentada aos servidores públicos municipais, assegurando reposição salarial, e que se encontram neste momento em processo de conclusão os preparativos administrativos e de gestão, de base técnica, financeira, orçamentária e jurídica, necessários para a formalização e anúncio. A categoria, que reúne 14 mil servidores ativos e 5,4 mil aposentados e pensionistas, estava há 7 anos sem reposição salarial.
Pagamento De acordo com o Siprosep, o valor reajustado será parcelado em 4 ou 5 vezes, sendo que 3 parcelas serão pagas ainda em 2023. O acordo também prevê o aumento do teto do auxílio alimentação junto ao salário. Até o mês de setembro deverá ser pago a promoção vertical das categorias já contempladas. Caso a inflação prevista para 2024 seja maior, a proposta será negociada novamente.