Servidores aprovam reajuste salarial de 10% proposto por Wladimir
Éder Souza 21/06/2023 17:10 - Atualizado em 21/06/2023 18:06
Servidores se reuniram em assembleia
Servidores se reuniram em assembleia / Foto: Divulgação
O Sindicato dos Servidores de Campos (Siprosep) aprovou a contraproposta de reajuste de 10%, oferecida pelo prefeito Wladimir Garotinho (PP), em assembleia realizada na noite desta terça-feira (20). Como o Blog Opiniões adiantou (aqui) também nessa terça, o reajuste será anunciado oficialmente pelo prefeito nos próximos dias, ou horas. Foi o que o seu chefe de gabinete, o ex-vereador Thiago Ferrugem (União), indicou no Folha no Ar da manhã de ontem, na Folha FM 98,3.

Após dois meses de negociações, o Siprosep informou que o reajuste de 10% garante a reposição inflacionária de 2023 e também a de 2024, o que significa o uso de todo limite existente dentro da lei de responsabilidade fiscal atualmente. Para aprovação, foram apenas 3 votos contrários na assembleia que reuniu quase 300 trabalhadores na sede do sindicato.
Segundo Elaine Leão, presidente do sindicato, os profissionais estão prestes a terem seus salários descongelados
— Além do descongelamento do salário, nossa gestão também conquistou descongelamento também do auxílio alimentação e o PCCS. É momento de celebrar a vitória. Foi o diálogo, foram as análises e os entendimentos dos cenários junto ao prefeito Wladimir Garotinho e sua equipe que permitiram essa ampla e transparente negociação com o sindicato — disse. Mas ainda segundo a presidente, "a reposição inflacionária ainda é pouco diante de tudo que foi perdido nos governos anteriores".

A categoria, que reúne 14 mil servidores ativos e 5,4 mil aposentados e pensionistas, estava há 7 anos sem reposição salarial. Servidora da ativa, Graciane Ribeiro faz parte da maioria dos votos de aprovação e disse que votou para a aprovação mesmo a proposta não sendo a melhor.
— Não era o ideal, porém é o que a lei permite. Aceitamos a reposição inflacionária, pois sabemos da importância para os aposentados e pensionistas — afirmou.

Pagamento
De acordo com o Siprosep, o valor reajustado será parcelado em 4 ou 5 vezes, sendo que 3 parcelas serão pagas ainda em 2023. O acordo também prevê o aumento do teto do auxílio alimentação junto ao salário. Até o mês de setembro deverá ser pago a promoção vertical das categorias já contempladas. Caso a inflação prevista para 2024 seja maior, a proposta será negociada novamente.

O resultado da votação em assembleia do Siprosep será encaminhado para o prefeito Wladimir Garotinho.
A Folha entrou em contato com a Prefeitura para saber a previsão do anúncio do reajuste e as datas para pagamentos da reposição inflacionária. Em nota, o município informou que mantém as bases da proposta apresentada aos servidores públicos municipais, assegurando reposição salarial, e que se encontram neste momento em processo de conclusão os preparativos administrativos e de gestão, de base técnica, financeira, orçamentária e jurídica, necessários para a formalização e anúncio.
Veja vídeo em que a presidente do Siprosep, Elaine Leão, fala sobre a aprovação do reajuste:
Com informações da Ascom do Siprosep

ÚLTIMAS NOTÍCIAS