Na luta pelos royalties, deputados da região se reúnem com a bancada do RJ na Câmara Federal
Rodrigo Gonçalves 12/06/2023 16:43 - Atualizado em 12/06/2023 17:01
Divulgação
Está confirmada para esta terça-feira (13), às 19h, na Câmara Federal, a reunião da bancada de deputados do Rio para tratar sobre a questão da partilha dos royalties, que pode voltar à pauta de julgamento do Supremo Tribunal Federal. Na semana passada, uma publicação feita nas redes socais pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) agitou a política fluminense com um alerta de que o STF iria rever a decisão monocrática, dada por liminar de Cármen Lúcia, há 10 anos, que garante aos municípios e estados produtores o repesasse de recursos com base na lei antiga.
Representante de Campos na Câmara Federal, o deputado Caio Vianna (PSD) disse que estará presente na reunião desta terça.
— Iremos propor a bancada ir até ao STF para explicarmos os impactos negativos na economia do estado, que se encontra em regime de recuperação fiscal e os riscos do RJ entrar em colapso, afetando diversas áreas, tais como a saúde pública, segurança pública, educação, área ambiental e social”, disse o deputado.
Outro representante do Norte e Noroeste Fluminense, o deputado itaperunense Murillo Gouvêa (União) também já garantiu presença no encontro da bancada. “Teremos uma semana decisiva pela frente, na luta pela manutenção dos recursos dos royalties para o estado do Rio. A arrecadação, que já vem caindo sistematicamente em inúmeras cidades, não pode sofrer mais esse abalo que prejudicaria muito a gestão municipal. Vamos trabalhar pelo nosso estado”, postou Murillo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]